A nova imagem do telescópio Hubble faz-nos sentir insignificantes

Quem gosta do espaço aguarda certamente com alguma ansiedade o eventual lançamento do Telescópio Espacial James Webb da NASA – que passou por um número interminável de atrasos. No entanto e enquanto isto não acontece, o velhinho e fiel Hubble ainda continua a disponibilizar algumas vistas fantásticas dos céus. A última imagem capturada por este telescópio é um verdadeiro desafio, e faz-nos sentir insignificantes neste universo.

A imagem que vemos acima está repleta de detalhes minúsculos, mas o tamanho dos objetos que criam esses minúsculos pontos de luz são tudo menos pequenos. O que está a ver são milhares de galáxias, muitas das quais estão a gerar novas estrelas.

A NASA explica a fotografia (versão de alta resolução aqui) assim:

Os astrónomos utilizaram a visão ultravioletas do Telescópio Espacial Hubble da NASA para conseguirem capturar uma das maiores visões panorâmicas do fogo e da fúria do nascimento da estrelas no universo distante. O campo apresenta aproximadamente 15.000 galáxias, das quais cerca de 12.000 estão a formar estrelas. A visão ultravioleta do Hubble abre uma nova janela acerca do universo em evolução, acompanhando o nascimento de estrelas nos últimos 11 mil milhões de anos até ao mais movimentado período de formação de estrelas do cosmos, que aconteceu cerca de 3 mil milhões de anos após o Big Bang.

Considere que o nosso Sistema Solar e todos os planetas, luas e fragmentos soltos aleatórios dentro dele, são mantidos no lugar certo por uma única estrela. Os astrónomos estimam que a Via Láctea, a nossa galáxia, contém cerca de 400 mil milhões de estrelas. Multiplique isso por 15.000 e terá uma ideia de quantas estrelas e potenciais planetas e luas estamos vendo aqui – mais ou menos alguns trilhões de estrelas, porque nem todas as galáxias são iguais.

Fonte da imagem:NASA, ESA, P. Oesch (University of Geneva), and M. Montes (University of New South Wales)

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também