O chipset B450 que é afinal de contas o cérebro destas motherboards é o sucessor direto do B350! Que tem feito as delícias dos fãs dos processadores AMD Ryzen!
Em síntese, este chipset é mais eficiente que o seu antecessor, e inclui funcionalidades como o Precision Boost 2, XFR 2 e claro o StoreMI!
Dito isto, parece que neste lançamento vamos ter alguma coisa como 25 novos modelos, de vários fabricantes de relevo como a GIGABYTE, ASUS, MSI, etc…
Mas afinal o que traz o chipset B450 de novo?
As novas motherboards B450 chegam ao mercado para acompanhar o lançamento dos processadores AMD Ryzen 2000! (Apesar de estarem um pouco atrasadas…)
Em suma, este chipset foi pensado como uma maneira mais barata de entrar no ecossistema, mesmo que o utilizador esteja a contar usar o topo de gama Ryzen 2700X.
Similarmente ao chipset topo de gama X470, que é o sucessor do X370 e até já tivemos a chance de analisar com as nossas próprias mãos.
- Review – Gigabyte X470 Aorus Gaming 7 WiFi, a motherboard que vai querer ter! – Clique aqui
O B450 é o sucessor direto do B350! Dito isto, não existem grandes diferenças a nível de conectividade, armazenamento ou linhas de comunicação PCI… No entanto, a AMD implementou algumas novas tecnologias capazes de persuadir os consumidores.
Maior eficiência e tecnologia StoreMI para todos!
Tal como na evolução do chipset X370 para o X470, existe também uma diferença bastante significativa na passagem do B350 para o B450… O consumo de energia! O B450 é bastante mais eficiente, incluindo um controlador dedicado para reduzir o consumo da motherboard em IDLE.
Outra grande introdução é a tecnologia StoreMI da AMD! Que permite ao utilizador unificar os vários tipos de armazenamento do seu sistema, para aumentar a velocidade de acesso aos dados.
Precision Boost 2
Em suma, uma das maiores mudanças nesta nova linha de processadores e por consequências novas motherboards, é a maneira como o processador aumenta a sua frequência ‘Turbo’!
Até agora, o sistema determinaria o número de threads ativas para tentar implementar uma frequência específica nos núcleos do processador, se possível! Posteriormente, seguiria uma tabela para definir uma frequência para esses mesmo núcleos.
O objetivo da AMD com o Precision Boost 2 é tornar este processo mais dinâmico!
Agora, o sistema irá determinar quanta energia poderá usar, aumentando a frequência ‘Turbo’ tanto quanto possível! Até chegar a um destes factores limitadores:
- Limite máximo de energia do chip
- Resposta individual de cada núcleo à Voltagem/Frequência
- Interações térmicas entre núcleos vizinhos
- Temperatura
XFR 2 – Extended Frequency Range 2
Em 2018 a AMD mudou a maneira como o XFR funciona! Antigamente, era aplicado em certos processadores para permitir que este ultrapassasse a sua frequência boost em alguns núcleos. Dependendo da carga de trabalho e apenas quando a temperatura o permitia.
Agora, embora continue a depender da temperatura do chip, pode ser aplicado em qualquer carga de trabalho! Ou seja, se o CPU estiver abaixo dos 60º, o CPU pode aumentar a frequências com qualquer carga de trabalho!
Em síntese, tanto o Precision Boost 2 e XFR 2 são suportados nas novas motherboards B450!
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!