Muitos comparam o fenómeno Momo à afamada ‘Baleia Azul’! Um desafio que se tornou viral em 2017, com várias suspeitas de encorajamento ao suicídio.
Será a ‘Momo’ a nova ‘Baleia Azul’?
Afinal de contas, ambas se propagaram rapidamente na Internet, nomeadamente nas redes sociais! Neste caso, os primeiros casos foram registados na Russia, mas o jogo também já chegou ao Brasil, México e Colombia, entre outros.
No caso da ‘Momo’, o seu meio principal de disseminação foi o WhatsApp, mas também ganhou imensa popularidade no jogo Minecraft!
Dito isto, uma rapariga Argentina de 12 anos cometeu suicídio devido a este desafio, mas antes disso gravou os seus últimos momentos… As autoridades já estão a investigar o caso, para perceber se houve alguma motivação de terceiros para o suicídio, ou seja, se foi a primeira vítima da ‘Momo’.
O telemóvel da rapariga foi pirateado para ter acesso às conversas no WhatsApp, e agora a pessoa que estava a trocar mensagens com ela está a ser procurada pelas autoridades. Isto porque, aparentemente a adolescente tencionava publicar o vídeo nas redes sociais como parte do Jogo Momo no WhatsApp.
Quem é a ‘Momo’?
A foto de perfil da Momo é uma escultura de uma empresa Japonesa de efeitos especiais, que foi exibida pela primeira vez em 2016 em Tóquio! A estátua é basicamente uma rapariga com um riso muito grande, olhos esbugalhados e cabelo preto. Além disso, tem ainda pernas de pássaro, mas essas foram deixadas de parte na foto do WhatsApp, ficando apenas a face.
Supostamente, esta estatua representa uma figura da mitologia Japonesa, de seu nome Ubume Tori! Que em suma, são aves fantasmagóricas malignas, que voam durante a noite à procura de roupa alguém tenha deixado a secar na corda. Estas aves depois esborratam a roupa com sangue envenenado… E por vezes também raptam crianças.
Como começou o jogo ‘Momo’?
Tudo começou no Reddit… Depois de um utilizador publicar uma imagem no subreddt ‘Creepypasta’ no passado mês de Julho.
Esta publicação teve 900 comentários em apenas 48 horas!
Posteriormente, algo aconteceu num grupo no Facebook… Em que alguns participantes foram desafiados para começar a comunicar com um número desconhecido.
Várias pessoas disseram que se enviassem uma mensagem para a ‘Momo’, a resposta seria extremamente violenta com imagens agressivas a acompanhar! Aliás, por vezes as mensagens até continham ameaças!
Este fenómeno espalhou-se rapidamente por todo o mundo!
Não é ainda clara a extensão deste ‘jogo’! Mas Rodrigo Nejm da NGO Safernet fala dos riscos. “É outro engodo usado por criminosos para roubar dados e extorquir pessoas na Internet!”
Como proteger as crianças da ‘Momo’?
As crianças são muito vulneráveis a ataques sociais deste tipo. Por isso, por vezes é necessário tomar algumas medidas para as proteger!
Acompanhe-as nas suas primeiras experiências
- Assegure-se que está presente nos seus primeiros passos. Os primeiros contactos das crianças com a Internet são uma boa oportunidade para sentar-se com eles e guia-los através desta nova aventura
Defina condições para o uso da Internet
- Em primeiro lugar, devem-se estabelecer as regras para a utilização da Internet. Supervisione a quantidade de horas e fixe horários para acesso à Internet.
Seja um bom exemplo
- As crianças geralmente seguem o exemplo dos pais, seja na Internet ou não. Se os demais elementos da família mantém uma conduta positiva, ela será transmitida automaticamente aos filhos.
Utilize ferramentas de Controlo Parental
- Aproveite que a tecnologia existe e use-a a seu favor. As ferramentas de controle dos pais permitem bloquear sites que contenham material potencialmente ofensivo. Em alguns casos, é possível impedir o acesso a determinada categoria de páginas.
Ensine a não partilharem informações que possam identificá-los
- É importante explicar aos seus filhos que, no mundo virtual, nem todas as pessoas são amigas e que algumas podem fazer-lhes mal. Por isso, é necessário não partilhar informações como: Endereço, telefone, locais que frequentam ou onde estudam, etc. Por sua vez, a criança deveria estar devidamente autorizada pelos seus pais, antes de partilhar fotos com familiares na Internet.
Mantenha o diálogo aberto
- Estimule a comunicação com seus filhos sobre o que eles vêm na Internet.
Ninguém deve conhecer as suas palavras passe
- As palavras-passe são como as chaves de casa. Não devem existir cópias nas mãos de estranhos. Nunca se deve fornecer uma palavra-passe a um suposto funcionário, seja pela Internet ou pessoalmente, visto que isto nunca deverá ser solicitado por nenhum operador de Internet, serviço de e-mail ou qualquer outra organização.
Informar sobre abusos ou jogos estranhos imediatamente
- O cyberbullying é a manifestação dos abusos pessoais através da Internet. Os seus efeitos, ferem a criança psicologicamente de forma recorrente e repetitiva. Por isso, deve-se orientar a criança para informar seus pais imediatamente, no caso de ocorrer algo desse tipo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!