Telemóveis podem causar perda de memória nos adolescentes

Um estudo suíço aparentemente encontrou uma ligação entre o uso de smartphones para chamadas e a diminuição do desempenho de memória ou perda de memória em adolescentes.

Os smartphones, assim como os dispositivos móveis de antigamente, emitem radiação que é utilizada para extrair e enviar dados, voz e outras ligações. Esta radiação, de acordo com o estudo, pode afetar o cérebro quando um telefone é colocado no ouvido de alguém. Os adolescentes, cujos cérebros estão numa das maiores fases de desenvolvimento das suas vidas, são especialmente suscetíveis.

telemóveis podem causar perda de memória nos adolescentes

O estudo concentrou-se na memória e descobriu que a maioria dos problemas de memória vinha dos adolescentes destros que fazem muitas chamadas telefónicas.

Para colocar estes resultados em números, o estudo envolveu 700 alunos com idades entre os 12 e 17 anos. Esses alunos receberam uma avaliação inicial e, posteriormente, um acompanhamento um ano depois.

Os alunos que efectuaram (ou receberam) muitas chamadas nos seus smartphones obtiveram uma pontuação mais baixa na avaliação de acompanhamento.

Claro que há uma longa lista de ressalvas neste estudo, mas o que as conclusões preliminares apontam é que quando o lado direito do cérebro é exposto a uma grande quantidade de radiação devido às chamadas num smartphone durante um longo período de tempo, o desempenho da memória pode degradar-se.

O estudo foi feito apenas com adolescentes. Isto significa que os adultos com cérebros completamente desenvolvidos podem estar em menor risco de perda de memória, enquanto as crianças cujos cérebros ainda se estão a desenvolver fisicamente podem ter pior perda de memória ou outros efeitos nocivos.

Nada disto pode ser completamente confirmado sem mais estudos, é claro, e o estudo inicial utilizou um subgrupo populacional relativamente pequeno.

No entanto, o estudo detetou algo um pouco estranho; A exposição às radiações originadas pelo tráfego de dados, na verdade parece aumentar as pontuações.

Como o estudo afirma claramente, devido às condições limitadas do subconjunto populacional e do controle, todas as informações do estudo devem ser tomadas como um meio de continuar a pesquisa com estudos similares em outras populações e sob diferentes condições.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também