Já há muito tempo que ouvimos falar de um GPU feito de raiz pela Samsung… Mas pelos vistos apenas os modelos mais baratos da empresa irão implementá-lo, pelo menos por agora.
O processador Exynos 9820, que deverá chegar ao mercado pelas mãos do Galaxy S10, deverá contar com um GPU ARM Mali-G76, com grandes melhorias no desempenho gráfico.
Como é que sabemos isto? Fácil, ‘Ice Universe’ voltou ao Twitter para partilhar as boas novas!
O ‘super leaker’ veio a público dizer que o próximo chip topo de gama da Samsung, o Exynos 9820, não vai ainda contar com o GPU da empresa! Mas sim com o ARM Mali-G76.
Processador gráfico que a ARM vai produzir em conjunto com a TSMC!
O processador que deverá equipar o Galaxy S10, será produzido com o processo de 7nm! No entanto, ainda não é claro se usará tecnologia TSMC, ou se a Samsung irá utilizar a sua tecnologia 7nm EUV, que deverá resultar num ganho de performance de 30%.
Apesar de o GPU do chip ser feito por terceiros, sabemos que os núcleos de processamento do Exynos 9820 serão os Moongoose M4 da Samsung.
Segundo o mesmo leaker, estes núcleos deverão ser capazes de oferecer mais performance que os Cortex-A76! Isto com uma frequência acima dos 3.0GHz. Isto apesar de alguns rumores dizerem que os núcleos Cortex-A76 serem capaz de atingir os 3.3Ghz! Contudo deverá ser uma estimativa demasiado otimista, tendo em conta os números dos seus antecessores.
A Samsung pode anunciar o Exynos 9820 no quarto trimestre no ano, no entanto só o iremos ver em ação na MWC 2019! Pois será aí que o anúncio do Galaxy S10 e S10+ acontecerá.
O que acha disto? Será que a Samsung faz bem em ainda não implementar o seu próprio GPU? Ou será que ainda não chegou à performance dos seus rivais? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo!
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!