A “muralha” que os Estados Unidos querem construir para se protegerem da Huawei pode vir a beneficiar a Europa, especialmente no que diz respeito ao 5G. Dentro da Europa, Portugal pode vir a ter um papel muito importante, conforme refere o conhecido site AndroidHeadlines. É que a Huawei quer fazer do nosso paÃs o lÃder em 5G do Velho Continente. Para isso foi estabelecida uma nova parceria com a Altice, a gigante de telecomunicações holandesa detentora da marca MEO.
O responsável pela Altice Portugal, Alexandre Fonseca, afirmou que a sua empresa vai estar entre as primeiras operadoras de dispositivos móveis do mundo a comercializar redes 5G, o que confirma os planos ambiciosos da Altice depois de ter demonstrado uma velocidade de 1.5Gbps na passada quarta-feira, utilizando um router de testes da Huawei.
De uma forma mais especÃfica, os consumidores portugueses vão poder comprar dispositivos 5G no máximo até 2020, com o primeiro destes produtos a estrear-se no nosso paÃs já no ano que vem. Embora a Altice tenha a capacidade tecnológica para vender e manter as ofertas 5G nos próximos dois anos, estas soluções podem não estar generalizadas em Portugal antes de 2021 ou 2022 devido a preocupações de rentabilidade, referiu o responsável da Altice.
Ainda assim, este cronograma é muito mais ambicioso do que o das operadoras que estão presentes nos outros paÃses europeus. Fora da Europa existem também outros paÃses que poderão receber o 5G mais tarde, como os Estados Unidos, Coreia do Sul, Japão, Austrália, China, só para nomear alguns.
A próxima geração de redes móveis está a prometer uma verdadeira revolução sem fios e ao possibilitar novas utilizações e o aparecimento de novos dispositivos conectados vai estar a estimular o crescimento económico em todo o mundo.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!