Para além dos três chipsets que a Qualcomm apresentou hoje ao mundo, este fabricante anunciou um novo processador para wearables que dá pelo nome de código Snapdragon Wear 2500.
Este chipset deverá ser utilizado tanto em smartwatches para crianças, como em dispositivos mais sofisticados. A plataforma Snapdragon Wear 2500 garante maior autonomia para além de incorporar o modem 4G LTE de quinta geração da Qualcomm.
Segundo este fabricante, o Snapdragon Wear 2500 foi desenvolvido para equipamentos de baixa potência e vai disponibilizar uma autonomia ao nÃvel de bateria 14% maior comparativamente ao Snapdragon Wear 2100. Isto deve-se, sobretudo, a novas funcionalidades, incluindo PMIC Wearable, RF Front End (RFFE ), mecanismo de localização, arquitetura de streaming Bluetooth e otimizações de software ao nÃvel do processador e modem.
A Qualcomm também conseguiu que o novo chipset funcionasse em smartwatches com apenas 512 MB de RAM, graças a um sistema operativo modificado. Esta versão otimizada do Android é baseada no Android Oreo. Não é tecnicamente o Wear OS, mas é quase uma versão light do Android. Será na maioria dos casos utilizado em dispositivos para crianças que ainda não têm idade suficiente para terem o seu próprio smartphone.
O chipset Snapdragon Wear 2500 utiliza processadores Cortex-A7 de alto desempenho e integra algumas caraterÃsticas muito interessantes. Assim, as crianças poderão fazer chamadas de voz e vÃdeo, através do smartwatch, como fariam normalmente com um smartphone.
Entretanto, a Qualcomm também integrou a nova solução NFC da NXP. Isto é particularmente interessante, uma vez que vai permitir que as crianças paguem coisas com o relógio, em vez de andarem com dinheiro. Ao mesmo tempo, as crianças terão um relógio que consome muito pouca bateria quando não está a ser utilizado. Para além disso têm ainda um equipamento com GPS e conectividade Wi-Fi . O Snapdragon Wear 2500 também suporta jogos baseados em gestos.
A Qualcomm já começou a enviar o Snapdragon Wear 2500 para os seus parceiros, de modo a que sejam testados. Quem o agarrou logo foi a Huawei que deverá lançar um smartwatch para crianças na China.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!