Quanto tempo passa no Facebook? Em breve vai saber!

O Facebook está a trabalhar numa nova ferramenta que vai ajudar os utilizadores a verificarem quanto tempo perderam nesta rede social.  Esta funcionalidade denominada Your Time no Facebook, ou em português, o seu tempo no Facebook, foi descoberta após uma análise da aplicação para dispositivos móveis.

Esta funcionalidade partilha algumas funcionalidades com a ferramenta que está a ser desenvolvida pelo Instagram e que já abordámos na Leak. Na prática, vai permitir revelar quanto tempo as pessoas as pessoas passam no Facebook por dia, através do tablet ou smartphone e também revela o número médio de minutos que foram gastos nesta rede social durante os últimos sete dias. Esta nova funcionalidade também vai permitir que os utilizadores definam quantos minutos querem passar no Facebook por dia. Quando os utilizadores atingirem o limite de tempo, a aplicação notifica-os. Ainda assim, caso os utilizadores não pretendam ser incomodados, podem ativar o modo de não perturbar ou alterar a forma como são avisados.

Esta nova funcionalidade não chega por acaso. Estudos recentes revelam que o aumento da utilização dos smartphones é provavelmente um fator no aumento dos casos de depressão e suicídio entre adolescentes. Ao mesmo tempo existe também uma correlação entre o tempo gasto nas redes sociais com o aumento nos casos de ansiedade entre indivíduos acima dos trinta anos de idade.

Estes estudos têm vindo a influenciar as empresas de tecnologia a desenvolverem as suas próprias ferramentas para melhorarem o bem-estar geral dos utilizadores.

Também a Google está preocupada com a utilização excessiva do smartphone e adicionou várias funcionalidades no Android P para ajudar as pessoas a controlarem o tempo de utilização.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também