Zombies dos smartphones já têm faixa pedonal na China

Se nunca foi contra alguém que estava a andar pela rua a enviar mensagens pelo Facebook ou a ver fotografias de alguém, de certeza que já esteve lá perto.

A nível cultural, cada vez estamos mais ligados aos nossos smartphones e, por vezes, é difícil desviar o olhar, mesmo que por uns segundos.

É claro que seria ótimo se as pessoas se conseguissem desligar um bocadinho do smartphone quando estão longe de casa. No entanto é tudo mais bonito na teoria do que no papel e quando menos estamos à espera, lá vamos contra alguém que à semelhança do que acontece connosco também estava agarrado ao telemóvel.

faixa pedonal
Tian ye/Imaginechina via AP

Ora para dar resposta a este problema uma cidade chinesa tem uma nova solução que parece um episódio de Black Mirror.

Segundo o jornal The Inquirer foi criada na cidade de Xi’an, na China, uma faixa pedonal especificamente orientada para as pessoas que estão a utilizar os seus smartphones. Assim se quiser tiver parado ou prestar menos atenção por onde vai ou com os outros, corre muito menos riscos de chocar contra alguém.

Segubdo as informações relatadas pela publicação, a faixa pedonal de Yanta Road tem 100 metros de comprimento e 80 centímetros de largura. Tem também a imagem de um telemóvel e a palavra “CELLPHONES” em letras maiúsculas para que os participantes entendam os riscos desse caminho.

Para os cidadãos de Xi’an esta é uma iniciativa interessante. No entanto alguns queixam-se de que fica ao lado de um estacionamento em vez de acompanhar una via principal. Por outras palavras, é uma experiência interessante, mas provavelmente não será muito utilizada.

Curiosamente, esta faixa – desenvolvida por uma empresa chamada Meixin – foi criada para chamar a atenção para o tempo que gastamos com os nossos telemóveis, mas acabou por se tornar numa atração turística.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também