O CEO da Intel, Brian Krzanich, confirmou numa reunião de analistas que a Intel vai lançar a sua primeira placa gráfica dedicada em 2020!
O que confirma o rumor que noticiamos há alguns meses! Sendo esta a primeira confirmação oficial da empresa, sobre as suas ambições no mercado de placas gráficas! E também marca o ano de 2020 como a primeira vez em que vamos ter três concorrentes de alto gabarito no mercado! – Intel, NVIDIA e AMD.
Por outro lado, também desmente outros rumores que apontavam o ano de 2019 como o ano de estreia para a Intel neste mercado.
Normalmente, levar um placa gráfica do papel até as mãos do consumidor leva cerca de 3 anos, por isso lançar um produto acabado em 2020 é bastante ambicioso, até para uma empresa da envergadura da Intel!
Um objectivo que tem por detrás Raja Koduri, o antigo patrão da agora rival AMD Radeon.
No entanto, desta vez Raja Koduri tem um orçamento para pesquisa e desenvolvimento quase ilimitado, o que contraste com o da AMD que era bastante limitado. Em suma, o objetivo é agressivo, mas provavelmente bastante possÃvel.
Intel's first discrete GPU coming in 2020: https://t.co/s9EPeFifBp pic.twitter.com/n5zmUY2Mc2
— Intel News (@intelnews) June 12, 2018
O mais curioso, é que alguns especialistas estão preocupados com processos judiciais da NVIDIA conta a Intel. Devido ao uso de tecnologia patenteada.
No entanto, isto nunca irá acontecer! Porque a NVIDIA vendeu o seu GPU IP à Intel quando estava a licenciar os iGPUs da gigante dos processadores.
Este acordo continua activo… Para a eternidade! E é basicamente o que vai permitir à empresa entrar neste mercado com a sua própria linha de GPUs.
Em suma, a NVIDIA vendeu os direitos de construção de placas gráficas por uns meros 1.4 mil milhões de dólares! Mas claro que na altura a empresa não conhecia as intenções da agora rival.
Que afinal, esta tencionava entrar no mercado de GPUs num futuro bem próximo!
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!