A Liga de Fútbol Profesional, a associação nacional de desporto que regula as ligas de futebol profissionais espanholas, está a utilizar a sua aplicação oficial para Android para identificar restaurantes e outros estabelecimentos públicos que transmitam ilegalmente jogos de futebol. Segundo uma notícia avançada pelo eldiario.es, a aplicação desta organização solicita permissão para utilizar o microfone do smartphone, tendo a “La Liga” a capacidade de ativar remotamente o microfone do telemóvel para que se possa ouvir o som ambiente e gravar trechos de áudio. Ao mesmo tempo, esta aplicação também utiliza a geolocalização para determinar o local exato onde o som foi gravado.
A La Liga referiu que os dados de áudio e a geolocalização obtidos pela sua aplicação são utilizados apenas para combater a pirataria. A organização alega que a pirataria resultou em perdas de receita de pelo menos € 150 milhões no ano passado. Para garantir a privacidade dos utilizadores, a La Liga também afirmou que as gravações de áudio não são armazenadas num servidor. Ao invés disso são imediatamente convertidas em “sinais” que posteriormente são processados por um computador para determinar possíveis atividades de pirataria.
O que a La Liga quer dizer com isto é que ninguém terá a capacidade de aceder às gravações de áudio na sua forma bruta. No entanto, importa salientar que os utilizadores têm a opção de impedir que a aplicação aceda ao microfone utilizando o menu de Configurações do Android e mais concretamente a secção permissões.
Apesar de todos estes esclarecimentos ainda existem preocupações com a privacidade, até porque esta iniciativa foi divulgada pouco tempo depois da União Europeia ter implementado o Regulamento Geral de Proteção do Dados no mês passado.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!