O Galaxy S9 Plus da Samsung foi o smartphone mais vendido em abril, segundo o mais recente relatório Market Pulse da Counterpoint Research. Este topo de gama Android representou 2,6% das vendas globais durante o período de 30 dias, com o irmão mais pequeno – o Galaxy S9 – a alcançar a mesma percentagem geral, mas ficando em segundo lugar.
As três posições que se seguem pertencem aos dispositivos da Apple, onde se encontra o iPhone X que foi passado para trás pela Samsung.
Já o Xiaomi Redmi 5A, o Redmi 5 Plus (Note Plus) e o Galaxy S8 da Samsung também estão na lista dos dez melhores, juntamente com o iPhone 6 e o iPhone 7 da Apple.
Apesar da Samsung continua a ser a maior empresa de smartphones do mundo, tanto por envios para distribuição como por vendas, a Apple continua a dominar o segmento principal, como demonstram diversos relatórios, incluindo o mais recente estudo da Counterpoint Research.
Historicamente, os smartphones de topo da Samsung, tradicionalmente, perdem força no segundo ano de disponibilidade comercial. No entanto, a série Galaxy S8 está a desafiar essa tendência histórica, já que a Samsung apostou em diversas promoções agressivas, particularmente na Índia, onde está a lutar contra a Xiaomi. Entretanto, alguns analistas da indústria – inclusive a Counterpoint Research – acreditam que a Xiaomi já ultrapassou a Samsung no sul da Ásia, embora a Gartner e outros discordem.
Outra tendência significativa observada no gráfico é que a lista dos dez smartphones mais vendidos no mundo em Abril não apresenta um único dispositivo de médio porte, sendo todos eles topos-de-gama ou ofertas de nível de entrada. O fenómeno pode ser explicado pelo estado ultra-competitivo desta faixa de preço, especialmente nos países em desenvolvimento, onde as taxas de adoção de smartphones estão superar as dos mercados desenvolvidos, que já estão a passar por uma fase de saturação geral.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!