A AMD já confirmou que a sua arquitectura Zen 2 está completa! Sendo baseada no processo de fabrico de 7 nm.
Dito isto, a empresa até já confirmou que esta arquitectura vai sair já no próximo ano com os próximos Ryzen 3000! No entanto, a GlobalFoundries já avisou que a procura da AMD é demasiada para aquilo que conseguem produzir actualmente.
Um dos líderes da GlobalFoundries, Gary Patton já veio a público dizer:
- “A AMD vai pedir mais do que aquilo que conseguimos produzir, quanto ao processo de 7nm.”
Pois bem, o processo de fabrico de 7nm da GlobalFoundries é muito parecido ao da TSMC, Por isso, além disto ser um dos sinais de que a AMD está realmente numa fase de crescimento… Também vai dar origem a uma rivalidade entre os dois fabricantes de silício!
Pois com as duas empresas a fabricar exactamente o mesmo chip, vão entrar numa competição para ver quem consegue criar o melhor CPU!
A AMD já confirmou que vai começar o fabrico dos processadores baseados na arquitectura Zen 2 de 7nm ainda este ano. Por isso é seguro esperar a terceira geração de CPUs Ryzen no início de 2019.
Mas as novidades no mercado de processadores não ficam por aqui
Na semana passada alguns rumores sugeriram que a empresa está a planear lançar processadores Ryzen com 16 núcleos de processamento físicos! Isto na gama mais alta, porque também deverão existir modelos com 12 núcleos.
- AMD vai lançar processadores Ryzen com 16 núcleos em 2019? – Clique aqui.
A GlobalFoundries também já anunciou que a arquitectura Zen 5 vai ser baseada no processo de fabrico de 3nm.
Pois, segundo o CEO da GF, Tom Caulfield, as melhorias no processo de 5nm não são apelativas o suficiente para justificar o investimento! Por isso, vão avançar directamente para os 3nm.
- Como é que o atraso da Intel nos 10nm pode beneficiar a AMD ? – Clique aqui.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!