Quer reduzir o stress? Tire umas mini-férias do Facebook!

Cinco dias de abstinência do Facebook podem reduzir significativamente os níveis de stress, segundo um novo estudo publicado no Journal of Social Psychology. Um dos responsáveis por este estudo, Eric Vanman, acompanhou 138 utilizadores do Facebook que passam três ou mais horas a navegar diariamente na rede social mais popular do mundo e pediu a metade para não acederem ao serviço durante cinco dias, após um determinado período de tempo.

quer reduzir o stress? tire umas mini-férias do facebook!

Com base nos níveis de cortisol – a hormona indutora de stress – medida a partir de amostras de saliva, a quantidade de stress vivenciada pelos utilizadores diminuiu significativamente após o episódio de abstinência.

O cientista observou que não existe um nível médio de stress. Assim como os corpos humanos são diferentes, os limites de tolerância ao cortisol também o são.

Independentemente disso, o estudo aponta claramente para uma ligação entre as redes sociais e o stress.

No entanto não existe uma verdade absoluta. É que muitas pessoas afirmam que estarem afastadas das redes sociais não lhes causa propriamente uma sensação de bem-estar. Vanman explica que o responsável por esta situação é o medo de perderem desenvolvimentos importantes no seu círculo social. Assim, os efeitos negativos da abstinência do Facebook são resultado de um comportamento condicionado.

Numa entrevista ao site da CNBC, o investigador garantiu que “tirar mini-férias do Facebook pode realmente ajudar as pessoas a reduzirem o stress.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também