O Sony Xperia XA2 Ultra é um smartphone para quem gosta de ter um terminal grande, este gama média com um design um pouco mais moderno mas ainda longe de ter uma frontal com margens bem reduzidas, fiquem aqui com a nossa review sobre este terminal.
O Xperia XA2 Ultra, da japonesa Sony, é um smartphone de gama média que foi lançado no inÃcio do ano na CES, este que combina as antigas e novas filosofias de design da empresa, tal como desempenho sólido, boa duração de bateria e uma câmera aceitável.
Apesar de ter especificações de gama média, este Sony pode muito bem ser uma alternativa para os utilizadores que procuram um dispositivo como o Huawei Mate 10 ou Samsung Note 8, mas que não querem gastar perto de 900€.
Design
O design do Xperia XA2 Ultra é uma mistura de futuro com passado. Podemos ver que já existe uma evolução em comparação aos modelos anteriores com umas margens um pouco mais cuidadas. Mas continua a ter um ecrã 16:9, quando o mercado é maioritariamente 18:9, que com 6 polegadas e as suas margens, faz deste dispositivo impossÃvel de usar com uma mão.
O seu corpo com cantos quadrados de 163 x 80 x 9.5 mm e 221g também não facilitam o manuseamento. No entanto se usar com duas mão, o dispositivo oferece uma boa sensação, e nota-se que é bem construÃdo. Podemos encontrar metal no seu aro, mas a parte traseira é de plástico, algo que não ser percebe de imediato.
Se estão a pensar desbloquear o terminal com a impressão digital, aviso já que não vai ser fácil. O sensor encontra-se na sua traseira, mas devido ao tamanho do dispositivo é complicado lá chegar, no entanto é rápido e preciso. Na sua traseira ainda podemos encontrar a sua câmara de 23Mp.
Na parte frontal encontramos uma dupla câmara de 16 Mp + 8 Mp, mas já falamos sobre este departamento. Na parte superior temos a entrada 3,5 mm para ligar os vossos auscultadores. Já na parte inferior temos a entrada USB-C e uma coluna.
Na lateral temos um botão de power, volume e um de atalho para a câmara. Este ultimo é algo que até acho interessante. No outro lado temos apenas as entradas para o cartão SIM e microSD.
Ecrã
Se vão optar por este dispositivo certamente uma das grandes razões é o seu ecrã. Podemos encontrar um ecrã LCD de 6 polegadas FullHD com cores bem vivas. Mas não tão saturadas como encontramos num OLED da Samsung. Para ver Netflix, jogar ou mesmo ir ao Youtube, o Xperia XA2 Ultra é um forte candidato. Passei algumas horas a ver séries na Netflix e este esteve a altura do desafio, mas hoje em dia já encontramos vários modelos semelhantes que conseguem fazer o mesmo trabalho ou melhor.
De salientar que com os seus 221 gramas, não é fácil estar muito tempo a agarrar o smartphone. Como tal o melhor é arranjar um suporte. Apesar da sua moldura superiores e inferior não serem reduzidas, como vemos em quase todos os smartphones que são apresentados este ano, estas dão um bom suporte quando agarramos o dispositivo com as duas mãos. Como a Sony conseguiu reduzir muito as margens laterais, a experiência que este dispositivo oferece é muito boa.
Bateria
Em relação à bateria posso dizer que esperava um pouco mais. Eu sei que tem um ecrã grande e que como tal gasta muita energia, mas também conta um processador Snapdragon 630 que não é dos que gasta mais e tem uma relação com a gestão de energia, para não falar do tamanho do dispositivo em si. Acho que podiam ter posto pelo menos uma bateria de 4000 mAa, mas a empresa optou por 3,580 mAh.
Falando do dia a dia, apesar de esperar um pouco mais, esta bateria dura para um dia e meio facilmente com uso moderado, isto é, bastante tempo nas redes sociais, alguns minutos no youtube, chamadas mensagens, transmissão de Netflix para a tv e possivelmente tirar umas fotos. Isto é o meu uso normal, e com o meu iPhone 6 (com bateria nova) mal me aguenta o dia. Já com o Xperia XA2 Ultra chego ao final do dia ainda com 40%.
Para o caso de querem ainda mais bateria, podem usar o modo Stamina ou Ultra Stamina, e aumentar assim mais umas boas horas. Para carregar completamente o XA2 Ultra leva cerca de 2 horas e não suporta carregamento sem fios.
Câmara
Este é um departamento que eu nunca percebi porque é que a Sony não é a melhor. Uma vez que é a empresa nipónica que fornece a maior parte dos sensores para as outras marcas. No entanto vemos estas marcas a trabalharem mais no software de processamento de imagem para que as fotos e videos sejam de encontro ao gosto dos utilizadores, algo que não acontece com os smartphones da Sony. As câmaras não são más, só acho que deviam ser melhores.
No papel as caracterÃsticas são boas, contando com um sensor de 23 Mp com f/2.0 na sua traseira e com um duplo sensor de 16 Mp + 8 Mp na parte frontal, e devido ao seu bom processador este Xperia consegue filmar em 4K e a sua lente frontal de 16 Mp conta com estabilização óptica de imagem.
Os números nao são todo
Os números podem impressionar, mas na realidade as fotos não são assim tão boas como podÃamos pensar. Na realidade são mesmo de qualidade de um gama média, e com pouca luz ainda se acentua mais esta falta de qualidade, ainda por cima não conta com estabilização óptima de imagem na câmara traseira. Esta câmera tem muitos pixels para o tamanho do sensor, resultando em “ruÃdo” na cor e baixa definição.
Se já ouviram falar na opção de super câmara lenta encontrada nos novos Sony Xperia XZ2, pois aqui não a vão encontrar. Apenas vão conseguir câmara lenta a 120 fps, o que já não é mau.
Já o sensor de 8 Mp, tem a particularidade de ter um campo de visão super amplo de 120 graus. Dando a possibilidade de aparecerem mais pessoas numa selfie. Esta opção pode ser facilmente alterada na aplicação da câmera.
Para terminar este departamento tenho de salientar o botão dedicado à aplicação da câmara. Onde ao clicarmos abrimos de imediato a aplicação e também nos dá a possibilidade de tirar a foto ao clicar mais uma vez nele.
Performance
Como já aqui referi várias vezes, o Xperia XA2 Ultra vem equipado com o Snapdragon 630 acompanhado por 4 Gb de RAM e 32 Gb de armazenamento interno. Como esperado não tive problemas em correr alguns jogos, ver videos e correr várias aplicações de redes sociais.
Não posso dizer que é o smartphone mais rápido ou mais fluido que já testei, mas saiu-se bem em todas as tarefas. Posso dizer que é um terminal para aguentar 2 ou 3, sem precisar desesperadamente de mudar. Porém notei alguma lentidão a abrir a aplicação da câmara.
Sendo um smartphone que saiu já em 2018, podem contar com o Android Oreo 8.0 fora da caixa.
Conclusão
Para concluir posso dizer que este Sony Xperia XA2 Ultra provocou-me várias sensações, umas boas outras nem tanto. Por um lado acabou por me surpreender, pois eu sou um utilizador de smartphones pequenos, gosto de conseguir usar o terminal com apenas uma mão sem me esforçar e ter de fazer malabarismo, algo que tive de me abstrair com este dispositivo, pois tive de usar sempre com das mãos para não o deixar cair.
Falando de coisa mais sérias, este Xperia é claramente um terminal para quem quer consumir muitos videos ou jogar. Tem como principais pontos fortes a sua bateria e o seu grande ecrã, com um processador adequado com boa gestão de energia, muito indicado aos utilizadores que pretendem algumas caracterÃsticas de topo com uma boa construção sem terem de pagar o preço de um topo de gama. Se o vosso foco é a fotografia ou portabilidade, então esqueçam este Sony. Tal como se pretendem um design mais moderno ou especificações de topo, então este dispositivo também não é para vocês.
Podem aceder ao site oficial para ver tudo sobre este dispositivo.
Sony Xperia XA2 Ultra |
|
---|---|
Ecrã | LCD 6 polegadas Full HD |
Dimensões e peso |  163 x 80 x 9.5 mm e 221 g |
Processador | Â Snapdragon 630 |
RAM | 4 Gb |
Armazenamento interno | 32/64 Gb expansÃvel até
256 via micro SD |
Câmaras | Câmara traseira: 23 Mp f/2.0
Câmara frontal: 16 Mp com OIS + 8 Mp grande angular 120º |
Bateria | 3580 mAh |
Conectividade | USB-C, Bluetooth 5.0, NFC |
Software |
Android Oreo 8.0
|
Cores |  Preto, Prateado e Azul |
Preço |  459€ |
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!