A China lançou esta segunda-feira à s 5:28 da madrugada, o satélite de retransmissão ‘Quequiao’ para assegurar a comunicação com a sonda lunar ‘Chang’e-4’ e que será lançada em breve, para explorar o lado oculto da Lua.
Nenhum outro programa espacial conseguiu chegar a esta parte da superfÃcie lunar! Devido a dificuldades de comunicação.
Dentro de alguns dias, o satélite ‘Queqiao‘ entrará na órbita lunar, a cerca de 455.000 km de distância da terra. Isto, para funcionar como uma ponte entre as estações terrestres e a sonda lunar.
Será que vamos poder comer batatas fritas alienÃgenas dentro de pouco tempo?
A CNSA – (Administrator Nacional Chinesa do Espaço) já anunciou que:
- “Este lançamento é um passo chave para a China realizar o objectivo de ser o primeiro paÃs a enviar uma sonda para o lado mais longÃnquo da lua.”
Foi ainda publicado um vÃdeo de 4 minutos com a montagem do satélite! Pode vê-lo aqui.
Na última década, a China tem apostado fortemente no seu programa espacial! Num esforço de conseguir apanhar as potências espaciais como os EUA e a Rússia. Dito isto, o paÃs já está a planear uma missão tripulada dentro de 15 anos. Em que tenciona construir um ‘Palácio Lunar’ neste lado oculto da lua, para experiências cientificas.
O satélite ‘Queqiao’ também irá levar uma antena rádio, que os investigadores irão usar para estudar aquilo que os astrónomos chamam de “Idade das Trevas Cósmicas”, ou seja, tudo aquilo que aconteceu após o Big Bang.
Mas porquê o lado oculto da lua ?
Segundo ‘Liu Tongjie’, vice-director do Centro de Exploração Lunar da China.
É a melhor forma de bloquear a interferência electromagnética vinda da terra. Oferecendo assim uma melhor recepção de sinais de rádio! O que por consequência irá permitir aos investigadores ‘ouvirem’ melhor o cosmos.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!