O fabricante de smartphones Chinês ZTE tem passado por dificuldades nas últimas semanas. Tudo devido aos sete anos de proibição de comercialização em solo norte americano.
Por isso, até o próprio governo Chinês está a tentar apelar ao bom senso de Washington, esperando que o governo dos EUA reveja a sua decisão e permita que os negócios entre as empresas norte americanas e a ZTE continuem sem problemas.
A ZTE foi banida no passado mês de Abril, devido a acusações de que a empresa estava a exportar materiais para o Irão.
O que viola as sanções dos EUA, por isso resultou num castigo bastante pesado para a empresa Chinesa.
Apesar das tensões sempre altas entre as duas potências mundiais, que até estão actualmente envolvidas numa guerra comercial, os Estados Unidos enfatizam que a expulsão da ZTE não tem nada a ver com esse ‘confronto’. Já a China não concorda com isso, no entanto está a fazer tudo para aliviar o castigo sobre a fabricante Chinesa, que devido a isto está em risco de perder a licença Android.
Duas fontes, que desejam permanecer anônimas devido à falta de permissão para falar sobre o assunto, disseram à Reuters que a China pediu aos EUA que levem em conta o apelo da ZTE, juntamente com seus esforços de conformidade.
Embora nada tenha sido dito dito sobre este assunto, os EUA afirmam que realmente tanto a ZTE como o governo Chinês estão a fazer tudo por tudo para limpar a sua imagem!
Como resultado, Washington dá “importância às representações da China e por isso irá passar o assunto ao presidente dos EUA”.
Além de puder perder a licença de uso do sistema operativo Android, a proibição ameaça a sobrevivência da ZTE ao negar também o acesso aos chips da Qualcomm e aos altifalantes da Dolby.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!