Depois das muitas imagens e dos vÃdeos que chegaram à Internet espera chegou finalmente ao fim e o sucessor do Mi 5X já viu a luz do dia. Comparativamente ao modelo anterior, o novo Xiaomi Mi 6X vem com algumas melhorias como um design muito atrativo e duas câmaras traseiras. Em paralelo, o Mi 6X apresenta-se como o smartphone mais “barato” com chipset Snapdragon 660. Mas afinal quais os pontos fortes deste dispositivo? Nas próximas linhas contamos tudo.
Xiaomi Mi 6X: Design
O Xiaomi Mi 6X tem um corpo em metal que é curvo na parte traseira e foi desenvolvido com tecnologia CNC. Mas no que consiste esta tecnologia?
A tecnologia de Controlo Numérico Computorizado
O Controlo Numérico Computorizado é um sistema de produção que permite controlar em simultâneo vários eixos, através de uma lista de movimentos escrita num código especÃfico. Os eixos principais e os mais conhecidos são o X,Y e Z embora existam outros eixos paralelos a estes que possam ser utilizados em máquinas CNC.
Existem claras vantagens na utilização desta tecnologia, sendo que as principais passam pelo aumento de produtividade das máquinas, flexibilidade, a realização de várias operações com a mesma fixação da peça e sobretudo a precisão. Foi então graças a esta tecnologia que foi possÃvel produzir com a máxima eficácia a parte traseira do novo equipamento da Xiaomi.
Para conseguir disponibilizar uma espessura de apenas 7.3mm a Xiaomi teve de abandonar a saÃda para auscultadores de 3.5mm. Ainda ao nÃvel do design importa salientar que este equipamento está disponÃvel em Rosa, Vermelho, Azul, Dourado e Preto.
Na parte traseira do smartphone vemos as linhas de antena em forma de U na parte superior e inferior como acontecia no anterior Mi 5X. Destaca-se ainda a configuração de câmara dupla na vertical e o sensor de impressões digitais. Na parte de cima do Mi 6X está um sensor de infra-vermelhos (muito útil para controlar diversos equipamentos como televisões ou uma box), enquanto em baixo está uma porta USB-C que separa dois altifalantes.
Ecrã
O ecrã integrado no Mi 6X é exatamente o mesmo que podemos encontrar no Redmi Note 5 Pro. Assim contem com um painel LCD de 5.99 polegadas e resolução Full HD+ de 2160 x 1080 pixéis.
Xiaomi Mi 6X: As câmaras
A configuração de câmara traseira dupla é constituÃda por um sensor Sony IMX486 de 12 megapixéis com uma abertura de f/1.75 e por outro Sony IMX376 com 20 que disponibiliza a mesma abertura. Este segundo sensor é também usado na câmara frontal para selfies.
As câmaras traseiras foram desenvolvidas para melhorarem a qualidade dos retratos e mudam automaticamente para o sensor de 12 megapixéis durante o dia ou à noite. Enquanto isso a câmara de 20 megapixéis captura imagens com mais luz. Graças à inteligência artificial, as câmaras traseiras têm a capacidade de reconhecer até 206 tipos de cena diferentes, efetuando automaticamente todos os ajustes que forem sendo necessários. Ao mesmo tempo, têm a capacidade de efetuar traduções em tempo real entre os idiomas Inglês, Francês, Alemão, Japonês, Coreano e Indiano.
Já a câmara frontal que conforme referimos vem com um sensor de 20 megapixéis também tem a ajuda da inteligência artificial para reconhecer até 12 tipos de selfies diferentes.
Outras funcionalidades dão conta do modo de beleza. A câmara frontal pode também ser utilizada para desbloquear o smartphone através do reconhecimento facial.
Especificações
O Snapdragon 660 destaca-se pela inclusão do sistema de inteligência artificial, levando estas capacidades ao Xiaomi Mi 6X. No AnTuTu este processador conseguiu atingir 129,697 pontos e disponibiliza 79 por cento mais desempenho que o Mi 5X alimentado pelo Snapdragon 625.
Um processador poderoso
O Snapdragon 660 é o sucessor direto do modelo 653 da Qualcomm. Existem algumas alterações significativas entre estes chipsets, sendo que a primeira das quais é a alternação do processo de fabrico de 28nm para 14nm que é muito mais eficiente. A segunda diferença é que a Qualcomm introduziu os núcleos Kryo 260 no processador mais recente, numa combinação Cortex-A72 e A53.
O Kryo 260 vem com o habitual conjunto 4 + 4, com 4 quatro núcleos a operarem a 2.2GHz com 1MB de cache L2, e outros 4 a 1.8GHz .
No campo gráfico, o Snapdragon 660 destaca-se por um processador Adreno 512 mais poderoso. A Qualcomm afirma que estas mudanças resultam num aumento de 20% ao nÃvel do desempenho do processador.
É claro que a última plataforma móvel da Qualcomm não estaria completa sem um conjunto de funcionalidades extra. Dentro do Snapdragon 660 encontramos também um modem X12 LTE melhorado, compatibilidade com Quick Charge 4, Bluetooth 5, USB Tipo C, entre outras.
Melhorias para os utilizadores
Para os consumidores, isto significa um melhor suporte para hardware de câmara dupla e recursos melhorados de processamento de imagem, como o zoom ótico e as otimizações no sensor Clear Sight, acompanhamento ocular e mapeamento de profundidade. Ao nÃvel da duração da bateria também existem novidades e o novo Qualcomm 660 disponibiliza 2 horas de autonomia extra, comparativamente ao 653.
Estão disponÃveis dois modelos com 64GB de capacidade de armazenamento, aos quais se podem juntar 4 ou 6GB de memória RAM e ainda outro com 128GB que vem com 6GB de RAM.
O Mi 6X vem ainda com uma bateria de 3,010 mAh que suporta a tecnologia de carregamento rápido Quick Charge 3.0 18W. Ao carregar apenas durante 30 minutos, este smartphone consegue chegar aos 50% da bateria. Neste campo a inteligência artificial também dá uma ajuda ao permitir uma gestão mais eficaz da bateria.
Sistema Operativo
O Android 8.1 Oreo vem pré-instalado neste dispositivo com a interface MIUI 9.5 que adiciona suporte para gestos na totalidade do ecrã. A isto junta-se o assistente pessoal Xiao AI que viu a luz do dia aquando do lançamento do Mi Mix 2S no mês passado.
Preço e disponibilidade
Olhando para as configurações do Xioami Mi 6X podemos dizer que é um verdadeiro amigo da carteira. Se analisarmos a grande maioria das opções que estão disponÃveis no mercado com este processador verificamos que se situam na casa dos 400 ou 450 Euros.
Ora, a versão de topo do Mi 6X com 6GB de memória e 128GB de capacidade de armazenamento terá um preço aproximado de 320 Euros. Já os modelos de 64GB com 4 e 6GB de memória vão custar cerca de 250 e 290 Euros, respetivamente.
Entretanto comparámos este equipamento com o antecessor Xiaomi Mi 5X. Leia tudo aqui. Veja também o comparativo entre o Xiaomi Mi 6X e o Xiaomi Redmi Note 5 Pro. Mais informações aqui.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!