Apesar das tentativas da Google com o ‘Hangouts’ e ‘Allo’, a empresa nunca conseguiu destronar o iMessage, aplicação de troca de mensagens introduzida pela Apple em 2011, sendo até uma das funcionalidades chave que agarra os consumidores ao Eco-Sistema da Apple.
A Google está agora atrás do prejuÃzo ! No entanto, parece que a empresa chegou à conclusão que não tem de fornecer ou criar a solução, virando todas as suas forças para o ‘Chat’, um novo serviço RCS que supostamente vai substituir as SMS no futuro.
Este serviço é bastante diferente do Google ‘Allo’, que foi lançado em 2016, talvez devido a isso, a gigante da pesquisa online parou todo o desenvolvimento na sua própria aplicação, para investir fortemente na implementação do ‘Chat’.
O ‘Chat’ está a ser desenvolvido primariamente pelos operadores de rede móvel, para substituir o já velhinho SMS, com funcionalidades mais modernas que podemos encontrar em vários serviços de conversação como o Facebook Messenger ou WhatsApp.
Este novo serviço irá usar dados móveis em vez do tradicional serviço de alocação SMS, no entanto a aplicação vai ser versátil o suficiente para reconhecer se está a enviar uma mensagem para um utilizador com o serviço desativado, revertendo para o antigo sistema.
O que pode ser preocupante para quem tem tarifários com poucos dados… mas com certeza que as operadoras vão ter isso em conta, tal como já fazem nos tarifários jovens, em que certas aplicações não contam para a contagem do mês.
A grande vantagem do ‘Chat’ é que pode ser facilmente integrado no Android, substituindo a aplicação de mensagens ‘standard’. Além disto, podemos instalar uma extensão no Chrome, que nos vai permitir receber mensagens, fotos ou vÃdeo no computador tal e como recebemos no telemóvel ! Algo que normalmente apenas poderia ser feito no eco-sistema da Apple.
Quem nunca deixou o iPhone a carregar no quarto e atendeu uma chamada ou respondeu a uma chamada no Mac na sala ? É brutal!
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!