Quer falar com os livros? A Google pode ajudar!

Os livros são das melhores ferramentas de conhecimento que podemos ter. No entanto, enquanto que na Internet existe um motor de busca para nos ajudar a localizar as informações que necessitamos, nos livros este processo é mais complexo. A solução? O Google chegar aos livros com a ajuda da inteligência artificial. Confuso? Nós explicamos.

A nova experiência da Google denominada “Talk To Books”, ou Falar com os Livros, no nosso português, quer permitir aos utilizadores usarem a voz para efetuarem uma questão e obterem a resposta para a mesma, utilizando passagens dos diferentes livros.

quer falar com os livros? a google pode ajudar!

O funcionamento é muito semelhante ao que é utilizado para a interação com o Google Home. Deste modo a pessoa só tem de perguntar, por exemplo, “Qual a melhor plataforma para desenvolver aplicações móveis”, ou então “O que são lentes prismáticas”. Passado alguns segundos o Google dá a resposta com passagens dos livros que respondem a essa questão.

Claro que ainda existem algumas limitações. Esta ferramenta é melhor para responder a perguntas fatuais simples e não funciona tão bem com questões geopolíticas complexas ou tópicos de importância cultural e histórica. Ainda assim, será sem dúvida um bom adjuvante para a grande maioria das pesquisas.

quer falar com os livros? a google pode ajudar!

Com esta iniciativa, o objetivo da Google é misturar a inteligência artificial com ferramentas que podem ajudar o utilizador. No entanto pode existir também uma vertente comercial. É que assim que encontrarmos um determinado livro e lermos a passagem podemos querer obter mais informações e desse modo teremos mesmo de o adquirir, por exemplo, através da loja da Google.

Mais informações podem ser encontradas aqui.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também