Nos últimos anos o que não tem faltado são rumores a dizer que a Apple pretende deixar de contar com a Intel como fornecedor de processadores para os seus computadores Mac.
No entanto, parece que ultimamente estes ganharam bastante força, devido á estagnação na inovação da Intel.
Esta decisão não é assim tão surpreendente. A Apple está cada vez mais a tentar afastar-se de parceiros, tentando sempre implementar as suas próprias soluções nos seus produtos.
No ano passado, a empresa anunciou que se iria afastar do seu fornecedor de processadores gráficos, a ‘Imagination Technologies’, nos próximos dois anos, e até já meteu em marcha os seus planos para trocar os ecrãs OLED por microLED e assim diminuir a sua dependência de outras empresas como a Samsung ou LG.
Esta informação foi fornecida por fontes dentro da própria empresa ao Bloomberg, que ainda disseram que tudo isto faz parte de um projecto com o nome de código ‘Kalamata’, que no fundo é basicamente um esforço para que os iPhones e iPads funcionem ainda melhor em conjunto com os computadores Mac.
Tudo isto combinado com a aposta da Apple nos seus chipsets baseados na arquitectura ARM, tem criado imensa especulação de que um suposto ‘abandono’ dos processadores x86 da Intel, possa resultar em Macs a correr um sistema operativo como o iOS, ou algo baseado nesta ideia.
A gigante de Cupertino já provou que os seus processadores mobile conseguem rivalizar com as variantes Desktop da Intel, o Apple A10 até vence o Intel Xeon E5-2697 no teste single-core do Geekbench.
A realidade é que a Apple pode realmente beneficiar desta decisão, permitindo que a empresa controle tudo dentro de sua própria casa, em vez de esperar pelos planos de terceiros. Algo que pode abalar a Intel, aliás, as acções já sofreram bastante apenas com os rumores, a cair 9.2%… a maior queda nos últimos dois anos!
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!