Depois do lançamento dos primeiros processadores ‘Coffee Lake’ para Desktop em Outubro, a Intel tem sido alvo de algumas críticas, pois apenas disponibilizou o chipset de topo de gama Z370 e apenas uma gama reduzida de processadores, em que alguns até eram bloqueados para overclock, algo que faz pouco sentido montar numa motherboard ‘Z’.
Mas hoje isso mudou, a Intel lançou os chipsets H370, H310 e B360, bem como mais alguns processadores para lutar em todas as gamas de preço.
Vamos começar com os novos processadores
Agora temos mais dois Intel Core i5 ‘Coffee Lake’ no mercado, o i5-8600 e o i5-8400, ambos com seis núcleos físicos sem Hyper-Threading.
Além destes i5, a Intel também adicionou mais alguns produtos à linha de entrada de gama i3, com o Core i3-8300, que tem uma frequência base 100MHz mais alta que o i3-8100, mantendo o mesmo consumo energético de 65W.
A Intel também decidiu lançar uma nova gama de ‘baixa potência’, a série T. Estes processadores correm a 35W e deverão ser usados em pequenos sistema de baixo consumo, como aqueles que podemos encontrar em escritórios ou escolas.
Agora os chipsets
- Gigabyte lança as motherboards Aorus Gaming H370 e B360 – Aqui
Até agora, os consumidores se quisessem montar uma máquina Intel com processadores da oitava geração Intel Coffee Lake, tinham de escolher obrigatoriamente uma motherboard Z370, que ao ser a plataforma com mais funcionalidades também é a mais cara.
- E o mais grave, se um utilizador quisesse utilizar um processador bloqueado, acabava por gastar dinheiro em funcionalidades que nunca iria usar.
Isto até agora, porque hoje a Intel lançou os chipsets H370, H310 e B360, que oferecem soluções mais baratas para quem quer realmente montar um sistema com processador Intel Coffee Lake.
Por exemplo, a plataforma H370 tem um máximo de 30 linhas I/O de alta velocidade, um máximo de 6 portas SATA 3.0 6Gb/s e um máximo de 20 linhas PCI-E 3.0.
Já o chipset H310 é um pouco mais limitado, com um máximo de 14 linhas I/O de alta velocidade, 4 portas SATA 3.0 6Gb/s e 6 linhas PCI-E 3.0. Este chipset também sacrifica o suporte à tecnologia Intel Optane.
O B360, que curiosamente mudou de nome devido ao ‘roubo’ da AMD com o seu chipset B350, fica no meio dos dois previamente mencionados, com suporte para 24 linhas I/O, 12 linhas PCI-E 3.0 e 6 portas SATA 3.0 6Gb/s.
Abril adivinha-se um mês brutal para quem quer montar um novo computador, com mais escolha no lado da Intel e com os novos AMD Ryzen 2000 a chegar ao mercado ! Só faltam mesmo baixas de preços nas placas gráficas e na memória RAM.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!