A AOMedia (Alliance for Open Media) anunciou o lançamento oficial de um novo codec (enCOder/DECoder) avançado para vÃdeo em 4K UHD e superior.
Destinado a ser a solução lÃder de mercado em compressão de vÃdeo, o AV1 promete a mesma qualidade com até menos 30% bitrate, o que torna o tamanho dos ficheiros comprimidos por este codec menor. Esta diferença de tamanho foi comparado com outros codec, como o VP9 da Google e o H265/HEVC do grupo MPEG.
O novo codec incorpora as novidades que nasceram do projecto experimental VP10 da Google, juntamente com técnicas da iniciativa Daala da Xiph/Mozilla e o projecto Thor da Cisco. Com uma implementação também focada nas comunicações em tempo real, procurará ser igualmente a escolha para chamadas vÃdeo (Skype, Discord e etc) e streams de alta eficácia.
Este codec é útil para streamers, criadores de conteúdo multimédia, vÃdeos de alta resolução, vÃdeos em 360º e etc, pois como foi referido acima, reduz em até 30% o bitrate e mantém a mesma qualidade de imagem.
Prevê-se que a implementação deste codec em software e hardware até 2020.
A aceleração por hardware deste codec vai ser crucial para a sua gravação e reprodução, significando que será necessário equipamento novo para o uso deste codec. Dadas as caracterÃsticas universais do AV1, os equipamentos avo incluirão certamente telemóveis, placas gráficas, televisores, câmaras, etc.
Para quem quiser experimentar este novo codec, a Mozilla já dispõe do suporte experimental juntamente com uma página de teste que podem ver aqui.
Podem encontrar mais informações na página da Hexus.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!