Um novo vírus para Android infetou, pelo menos, um milhão de utilizadores ao esconder-se dentro de aplicações aparentemente inofensivas.
Seis leitores de códigos QR e uma aplicação de bússola continham código malicioso, que inicialmente não foi detectado pelas verificações de segurança da Google Play Store. As aplicações foram descarregadas mais de 500.000 vezes antes de a Google os remover.
O malware, denominado Andr / HiddnAd-AJ, foi descoberto por investigadores do SophosLabs, que publicaram um artigo acerca das suas descobertas na semana passada (via ZDNet). O código ficava inativo nos dispositivos até seis horas após a instalação. Nessa altura começava a bombardear as vítimas com anúncios e notificações; O objetivo era gerar receita através de cliques.
A SophosLabs não revelou os nomes das sete aplicações responsáveis pela proliferação desta infeção, mas pode ver quatro deles na imagem acima. Se por algum motivo identificar uma destas aplicações no seu equipamento, remova-a de imediato. Por falar em remoção, voltamos a frisar que entretanto estas aplicações já não estão disponíveis na Google Play Store.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!