Carros vão poder guiar através do nevoeiro. Veja o vídeo!

O mau tempo pode tornar a condução extremamente perigosa, independentemente de quem estiver ao volante. Quando se trata de um nevoeiro muito denso os perigos são ainda maiores, uma vez que é praticamente impossível que um condutor veja mais do que alguns metros à frente de um veículo. Para dar uma resposta a esta situação, um grupo de investigadores do MIT desenvolveu um novo sistema que pode permitir a visibilidade nestas condições.

A maioria dos sistemas de navegação autónomos utilizam câmaras e sensores que dependem de imagens e ainda feeds de vídeo gerados através da luz visível. Os seres humanos funcionam da mesma maneira, e é por isso que o nevoeiro e a neblina têm sido igualmente problemáticos para ambos.

Para resolver este problema, os investigadores do MIT, Guy Satat, Ramesh Raskar e Matthew Tancik criaram um novo sistema de imagem baseado em laser que pode calcular com precisão a distância até determinados objetos, mesmo num nevoeiro muito denso. Na prática, o sistema utiliza rajadas de luz laser que são disparadas por uma câmara, sendo posteriormente cronometrado o tempo que essa luz demora a voltar depois de ter batido no objeto.

Simples ou talvez não

É verdade que tudo isto é simples quando o tempo está agradável e por esse motivo as ondas de luz laser conseguem viajar facilmente. No entanto quando existe nevoeiro, que é composto por inúmeras gotas de água suspensas no ar, a luz é espalhada em todas as direções. Quando isto acontece a luz volta a câmara em momentos diferentes, o que dificulta o funcionamento de todo o sistema.

 

Para resolver este problema, os investigadores do MIT desenvolveram um novo algoritmo de processamento ao descobrirem que não importa o quão espessa é a neblina, uma vez que a luz laser que é dispersa possui sempre um padrão de distribuição muito específico. A câmara tem a capacidade de contar os raios de luz que regressam ao sensor a cada trilionésimo de segundo, e quando esses resultados são representados graficamente, o sistema é capaz de aplicar filtros matemáticos específicos que revelam picos de dados que, por sua vez se traduzem em objetos reais ocultos no nevoeiro.

Eis o vídeo que revela todo o funcionamento.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também