Actualmente, a grande maioria dos consumidores já não estão dispostos a mudar de telemóvel todos os anos, preferem esperar, pois o modelo mais recente afinal de contas não é assim tão melhor que o modelo antigo, por isso não justifica o gasto.
Mas o mesmo acontece com o modelo de há dois anos ? Se ainda possui um Samsung Galaxy S7(ou até mesmo um telemóvel equivalente) e decidiu deixar passar o S8, talvez o S9 seja o telemóvel que tem estado à espera.
Design
O Samsung Galaxy S7 é um telemóvel bonito, com um aspecto ainda muito actual, isto tendo em conta que vivemos agora no mundo dos ecrãs ‘infinitos’ e das mono-celhas.
No entanto no lado do S9 as margens são bastante mais reduzidas, o que quer dizer que irá ter um ecrã significativamente maior, num telemóvel que tem basicamente o mesmo tamanho e peso do S7, até o sensor de impressão digital foi posto na traseira para dar mais espaço para o ecrã.
Temos de falar obrigatoriamente de uma mudança que é invisÃvel aos olhos menos atentos, que é a inclusão de um sistema de colunas estereo no S9, que acreditem, faz muita diferença.
Ambos têm também saÃda para auscultadores, algo raro nos dias que correm.
Ecrã
O Galaxy S7 tem um ecrã Super AMOLED de 5.1” com uma resolução de 2560 x 1440 e ainda 557ppi, oferecendo uma qualidade de imagem brutal mesmo passados dois anos desde o seu lançamento.
Já o ecrã Super AMOLED do S9 é significativamente mais alto, com 5.8′ e uma resolução de 2960 x 1440, mas com menos 7ppi, por isso além do tamanho, aqui não vai encontrar grandes diferenças entre os dois.
Processador e Armazenamento
O Galaxy S7 possui um processador de oito núcleos Exynos(4 x 2.3GHz and 4 x 1.6GHz) da própria Samsung com 4 GB de memória RAM, já o S9 tem duas variantes, uma com o Qualcomm Snapdragon e outra com processador Exynos, mas vamos apenas falar daquela que podemos encontrar no mercado Português, ou seja a versão equipada com processador também de oito núcleos Exynos(4 x 2.8GHz and 4 x 1.7GHz cores) acompanhado por 4 GB de memória RAM à semelhança do S7.
Armazenamento
O Galaxy S7 chegou ao mercado com 32 ou 64 GB de armazenamento, expansÃvel via cartão microSD até 256GB, já o S9 oferece um pouco mais, com o modelo base a começar nos 64GB de armazenamento, existindo ainda modelos com 128 e 256 GB, também expansÃvel via cartão microSD até 400GB.
Conclusão
Em suma, o S9 a nÃvel de processamento é bastante mais rápido e eficiente, mas o S7 continua a ser um telemóvel bastante poderoso, cabe a si decidir se a diferença vale a pena.
Câmera
Fotos
A câmera do Galaxy S7 continua a ser muito boa, mas a do S9 com a lente de abertura adaptável e melhorias a nÃvel de processamento de imagem consegue ser ainda melhor.
Enquanto que o S7 tem uma câmera de 12 MP com uma abertura de f/1.7, o S9 tem uma lente que consegue ter uma abertura de f/1.5, o que lhe dá a capacidade de tirar fotos fabulosas em ambientes escuros, tendo também a inclusão de alguns algoritmos que combinam várias fotos para conseguir reduzir artefactos na imagem captada.
VÃdeo
O S9 oferece mais opções de vÃdeo ao introduzir gravação 4K a 60 fps, 1080p a 240fps e ainda um modo de super câmera lenta que filma a 960 fps na resolução de 720p, isto enquanto que o S7 apenas grava 4K a 30 fps, 1080p a 60fps e a câmera lenta apenas consegue filmar a 240fps.
A câmera frontal é também significativamente melhor, com 8 MP em vez dos 5 MP do S7.
Bateria
As baterias são iguais nos dois aparelhos, a única diferença no S9 é a porta USB-C, de resto parece que a Samsung após o incidente com o Note 7 está a jogar pelo seguro, para fazer apenas telemóveis e não bombas.
Conclusão – Galaxy S7 vs Galaxy S9
Sou da opinião que se for um entusiasta de telemóveis, trocar de máquina de 2 em 2 anos é o ponto óptimo, até porque como podemos ver pelos fabricantes mais famosos como a Samsung ou até mesmo a Apple(neste caso até mais de 2 anos), as grandes mudanças só acontecem de 2 em 2 anos.
Por exemplo, os iPhone 6/6S, poucas diferenças a nÃvel de design mas um bom boost de performance, ou os Galaxy S6/S7, ou até agora o S8/S9, são modelos muito semelhantes, com refinamentos em algumas área, as marcas actualmente preferem fazer isto, do que lançar um design completamente novo.
No entanto acho o S7 um excelente smartphone, e sinceramente a não ser que tenha o dinheiro de parte para gastar ou o seu S7(ou telemóvel equivalente) esteja às portas da morte, não o trocaria pelo novo S9.
Preço
O problema agora já será a vossa carteira, enquanto que talvez encontre o S7 por volta dos 300/400€, o novo topo-de-gama S9 irá custar entre os 800/900€ dependendo da configuração que escolher.
Mas se não quiser um contrato, ou não precisar do último grito da linha Galaxy, espere algumas semanas, que irá ver o preço do S8 baixar significativamente, não é tão bom quanto o S9 mas não está assim tão longe como algumas pessoas pensam.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!