Telemóvel mais lento? Saiba porquê e como resolver! – É normal após algum tempo, o nosso telemóvel ficar mais lento e notarmos que a fluidez de outrora começou a desaparecer. As aplicações demoram mais algum tempo a abrir e os próprios menus levam mais tempo a aparecer.
Claro que este problema não é único no Android. Se usar um iPhone ou iPad mais antigo com uma versão recente do iOS, também vai notar uma experiência bastante semelhante.
No entanto como as soluções são diferentes para cada plataforma, hoje vamos ver como resolver no Android.
Leia também:
Actualizações do Sistema Operativo e de aplicações podem tornar o sistema mais pesado, consumindo mais recursos
Provavelmente, se não viveu debaixo de uma pedra nos últimos anos, o seu telemóvel não tem o mesmo software que tinha quando o comprou.
Se recebeu actualizações ao sistema operativo, este pode não estar tão optimizado para o seu aparelho como o anterior, causando alguma lentidão.
Em paralelo, o fabricante do seu telemóvel pode ter incluindo algumas aplicações “bloatware” numa actualização. Essas apps correm em segundo plano consumindo recursos e assim tornando a experiência de utilização um pouco menos fluída.
No entanto, mesmo sem receber qualquer actualização para o sistema operativo, as aplicações que utiliza agora são mais recentes. À medida que os programadores têm acesso a telemóveis com hardware mais atualizado, as aplicações e jogos começam a ser optimizados para este tipo de hardware. Isto vai fazer com que tenham uma performance aquém em aparelhos mais antigos.
Solução
Sinceramente não há muito a fazer nesta situação: é a lei da tecnologia e ao longo do tempo com as actualizações os aparelhos vão ficando mais lentos.
Mas claro que pode instalar uma “Custom ROM”, ou seja, uma versão do sistema operativo modificada de modo a não incluir software desnecessário, ou skins como o TouchWiz, que por muito que os fabricantes digam que estão mais eficientes, consomem recursos que podem fazer falta. – Esta é uma solução indicada para utilizadores com conhecimentos um pouco mais avançados.
Se não quiser ir por estes caminhos, pode sempre optar por usar versões “lite” das suas aplicações favoritas, como o Facebook Lite, e Messenger Lite.
Processos em segundo plano no Android
Provavelmente já instalou várias aplicações desde que comprou o seu smartphone. Algumas destas até devem iniciar a sua execução assim que liga o seu aparelho.
Se instalar várias aplicações deste tipo, estas irão consumir recursos como processador e memória RAM, piorando a sua experiência de utilização.
Em paralelo, se usar um Live Wallpaper, ou tiver um grande número de widgets, também irá consumir recursos do sistema. Dito de outro modo se simplificar o seu ambiente de trabalho, irá também ver um aumento de desempenho e de bateria.
Solução
Desactive o “Live Wallpaper”, remova os seus widgets e desinstale ou desactive aplicações que não usa. Se quiser verificar que aplicações estão a correr em segundo plano, vá às definições e aceda às opções de programador. Depois escolha Serviços em Execução.
Se não utilizar alguma das aplicações em execução, desinstale, se não conseguir desinstalar por ser uma aplicação de fábrica, desactive.
Armazenamento demasiado cheio
À medida que uma drive fica cheia, fica também mais lenta, por isso uma escrita no sistema pode ser muito lenta se o disco estiver demasiado cheio.
Isto faz com que as aplicações e o próprio sistema operativo tenham um pior desempenho.
O menu de armazenamento mostra o que realmente está a ocupar espaço, e que capacidade ainda tem livre.
Os ficheiros cache das aplicações podem consumir muito espaço no sistema, por isso se os apagar poderá libertar imenso espaço num abrir e piscar de olhos aumentando a performance. Isto é, até a cache voltar a encher.
Solução
Na maioria das vezes, irá ter imenso espaço ocupado com fotos e vídeo, por isso sugerimos que use um serviço “cloud” como o Google Fotos(espaço ilimitado para fotos), para que as apague do disco, mas mantenha o acesso a estas.
Se o grande culpado não for este, então desinstale aplicações que não usa ou que não tenham grande importância. Apague também ficheiros desnecessários e limpe as caches das aplicações.
Uma alternativa a tudo isto é fazer um reset de fábrica(“Factory Reset”). Isto não o vai livrar do software inútil de fábrica, mas pelo menos apaga tudo muito mais facilmente. Tenha é cuidado com os backups(!).
Telemóvel mais lento? – O que não fazer
Por amor de Deus, não use serviços como o “CleanMaster”, nem feche aplicações só porque sim. Portanto, o sistema operativo Android sabe o que fazer para gerir os recursos de que dispõe, não precisa de ferramentas extra.
Leia também:
- Android vs iOS – Qual é o melhor sistema operativo?
- Vale a pena comparar as especificações dos smartphones?
Telemóvel mais lento? Saiba porquê e como resolver! – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo!
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!