Tudo isto devido à grande procura deste tipo de memória pelos fabricantes de smartphones e agora também pelos grandes centros de dados, ainda por cima depois de termos tido boas notícias em Janeiro, que diziam que supostamente os preços iam baixar ao longo de 2018, e que os principais fabricantes até estavam a aumentar a produção.
Os fabricantes de memória RAM (Samsung, SK Hynix e Micron) estão todos a lutar contra o aumento de preço, ao aumentarem a produção das suas linhas, e também ao construir novos locais de fabrico, com um aumento previsto nos chips produzidos na ordem dos 30%.
Se quiser saber mais acerca deste fenómeno, leia também:
Infelizmente isto não parece ser o suficiente para igualar a procura dos fabricantes de smartphones e centros de dados…
Devido ao aumento da procura, os chips de memória devem aumentar cerca de 5%, com alguns especialistas até a falarem em 10%, aumentos esses esperados ainda este mês ou no próximo.
Um analista da Goldman Sachs concorda com esta análise, exemplificando com o custo de um modulo de servidor de 32 GB que em Janeiro custava cerca de 300$ e agora custa 315$, com tendência para aumentar ainda mais.
Por enquanto apenas os módulos de memória para servidores estão a ser afectados pelos aumentos, mas é esperado que chegue dentro de muito pouco tempo também às nossas queridas memórias RAM para PC…
A vida para os entusiastas de PC não foi fácil em 2017, e parece que em 2018 as coisas vão ficar ainda mais complicadas, as placas gráficas teimam em não baixar, e não temos modelos novos à vista, a memória RAM está cara como nunca e até os SSDs estão mais caros…
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!