O tópico das micro-transacções tem estado nas bocas do mundo, em parte devido à controvérsia gerada pelo Star Wars Battlefront II da EA, fazendo com que até a própria empresa removesse o sistema temporariamente.
Nas redes sociais é normal haver inúmeros posts expressando preocupação ou apelando a boicotes a jogos que usem sistemas deste género. No entanto um estudo veio dar outra ideia.
Recentemente a plataforma Qutee conduziu um estudo onde descobriu que 69% dos consumidores acham que as micro-transacções cosméticas como aquelas encontradas no League of Legends ou Overwatch aceitáveis, o estudo é até bastante extenso com mais de 10000 respostas, explorando o assunto com alguma profundidade.
Em adição a estes 69% apenas 6% disseram que nunca tinham feito uma compra in-game, com a percentagem surpreendente pequena de 22% a dizer que realmente tinham problemas com micro-transações “pay to win”, ou seja compras que podem dar vantagem dentro do jogo.
O Co-Fundador da Qutee, afirmou o seguinte:
A indústria está actualmente a meio de uma mudança cultural, experiênciando dores de crescimento.A busca pelos lucros levou a alguma estagnação e a tácticas predadoras, tudo isto enquanto os jogadores observam no meio da encruzilhada.Felizmente, o mercado é tão grande que há espaço para fragmentação, onde empresas de ambos os lados conseguem o seu próprio nicho de mercado.
Claramente que as editoras de videojogos acham mesmo, porque se o dinheiro realmente não entrasse, estes sistemas já teriam sido erradicados.
Pessoalmente, tenho zero problemas com micro-transações cosméticas. Temos o exemplo do League of Legends, um jogo grátis, que acaba por ser um dos mais lucrativos do mundo graças ao seus sistema de venda de “skins”, que apenas mudam o aspecto de cada personagem.
Isto dá zero vantagens em termos de jogabilidade, é apenas para o “estilo”, mas sou completamente contra aquilo que a EA fez no Battlefront II, e também contra os season passes e DLCs.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!