Android P não irá permitir acessos maliciosos à câmara

A Google anuncia a próxima grande actualização do Android nos próximos meses, até já sabemos o nome de código, Android P – Pistachio Ice Cream

Muitas das novas funcionalidades do Android P ainda estão no segredo dos Deuses, mas pelo menos já sabemos que irá suportar múltiplos ecrãs. Gravação de chamada e também é esperado que venha com o novo Material Design 2 que é o sucessor do Material Design que o Android utiliza actualmente.

Mas o mais interessante é que recentemente foi adicionada uma nova funcionalidade à lista de possibilidades

O site XDA afirma que o sistema operativo não irá permitir que aplicações inactivas em segundo plano acedam à câmara do aparelho, os detalhes chegam após um commit no AOSP(Android Open Source Project) do sistema operativo feito no dia 10 de Janeiro.

Android P

De acordo com este commit, a câmara seria desactivada automaticamente para aplicações de fundo inactivas, gerando um erro se uma destas aplicações pedir acesso, o Android passa a usar a identificação de cada aplicação(User ID – que é gerada no momento da instalação) para manter um olho naquilo que se passa.

É bastante fácil para um hacker ganhar controlo das permissões da câmera, por isso é bom saber que esta mudança irá prevenir que algumas aplicações maliciosas gravem vídeo ou tirem fotos no aparelhos equipados com Android P sem o consentimento do utilizador, mesmo quando o terminal se encontra bloqueado.

Se quiser mais sobre a facilidade com que um hacker pode ter acesso à câmera do seu PC ou telemóvel leia isto:

Fonte

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também