A Nvidia não teve qualquer problema em admitir que o mining de moedas virtuais foi um grande factor para o aumento de lucros, mas também não esqueceu as grandes dificuldades que os gamers estão a passar actualmente com a falta de placas gráficas no mercado
A Nvidia reportou lucros recordes durante esta conferência, com uma receita de 2.91 mil milhões de dólares no último quarto de 2017, um aumento de 10% ! Claro que muito deste sucesso se deve à loucura do mining de criptomoedas, que levou a que as placas gráficas, tanto da Nvidia como da AMD voassem das prateleiras, deixando os normais clientes e fãs da empresa, de mãos a abanar… os gamers.
Por isso a empresa reiterou que a sua grande prioridade continua ser os gamers, e que estão a fazer tudo para aumentar o stock disponível nas lojas.
O Vice Presidente executivo, Colette Kress, diz que:
“Fomos completamente apanhados de surpresa com a grande procura no mercado das criptomoedas, mas estamos a trabalhar arduamente para conseguir meter GPUs no mercado para os gamers”
“O mais importante neste momento é conseguir igualar a procura com a oferta !”
Além de tentar aumentar a produção de placas gráficas, a Nvidia também actuou juntos dos retalhistas, pedindo para estes prioritizar os jogadores em vez dos miners, mas claro que tudo o que a empresa pode fazer é sugerir ou aplicar alguma pressão, a decisão final recai sempre de quem vende as placas, e claro que em grande parte dos casos, os lucros vão falar mais alto.
Algumas lojas como a Globaldata em Portugal, tomaram mesmo medidas para proteger os gamers, mas será suficiente ? Ainda é desconhecido o que a Nvidia pensa fazer para resolver este assunto.
Estamos numa situação complicada, a AMD também já anunciou que vai aumentar a produção de placas gráficas para ajudar a resolver o problema da oferta, no entanto há um grande problema, se o valor das moedas virtuais “crasha” e vem por aí abaixo, o mercado de placas gráficas em segunda mão vai rebentar com imensa gente a tentar livrar-se das suas placas, o que pode deitar todos os esforços dos fabricantes por terra.
Só resta esperar para ver o que vai acontecer.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!