Na semana passada uma organização ligada ao governo italiano confirmou que tinha aberto uma investigação Ă s duas gigantes dos telemĂłveis, Apple e Samsung devido Ă s suspeitas de “obsolescĂȘncia programada”.
Tudo isto num esforço para determinar se estas duas empresas realmente andam a “capar” os seus aparelhos antigos, de maneira a tentar aumentar as vendas dos modelos mais actuais, como jĂĄ tĂnhamos falado aqui.
A Samsung jĂĄ respondeu, negando tudo, enquanto que a Apple continua em silĂȘncio.
Se a investigação concluir que a Samsung e a Apple lançaram actualizaçÔes com um impacto negativo na performance dos aparelhos sem avisar os consumidores, então ambas estarão em violação de 4 artigos separados da lei do consumo italiana.
O que pode resultar em multas milionĂĄrias.
Numa declaração ao site Nikkei, um porta-voz da Samsung negou todas as alegaçÔes dizendo:
A Samsung nĂŁo providencia actualizaçÔes de software com o intuito de reduzir a performance do aparelho. Por isso vamos cooperar totalmente com a investigação da autoridade Italiana de mercado e concorrĂȘncia para esclarecer os factos.
Jå a Apple ainda não respondeu à investigação Italiana.
Talvez pelo facto da empresa ter admitido recentemente que diminuiu o desempenho do iPhone 6 e 6s para preservar as suas baterias, o que provavelmente a mete numa situação difĂcil para negar estas acusaçÔes.
Receba as notĂcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. Ă grĂĄtis!