Em Maio de 2015, investigadores no Cazaquistão foram testemunhas de algo estranho. Milhares de Antílopes Saiga começaram a agir de uma maneira estranha, a perder o seu equilíbrio, e a cair inanimados no chão. Momentos depois… estavam mortos.
Durante 3 semanas, morreram mais de 200.000 saigas, cerca de 60% da população mundial desta espécie.
Mais tarde foi descoberto que os animais estavam infectados com uma bactéria que causa envenenamento sanguíneo e sangramento interno.
Agora sabemos que o tempo quente e húmido teve um papel chave neste acontecimento, apesar de a maior parte das razões continuarem um mistério. Os antílopes Saiga existem há milhares de anos, desde o tempo dos mamutes, mas estão agora em risco de desaparecer devido à caça e à perda de habitat…
Aquecimento Global ?
Para perceber se as culpas são das mudanças climáticas, vários especialistas analisaram todos os dados históricos existentes acerca dos saiga, incluíndo imagens de satélite e registos meteorológicos.
Estes animais já tinham morrido em massa antes, com sintomas muito similares ao evento de Maio de 2015
- Em 1981, 70.000 saigas também pereceram, cerca de 15% da população regional em Betpak-Dala.
- Em 1988, 270.000 morreram, cerca de 73% da população regional.
Os dados mostram que nos dias antes destes acontecimentos as temperaturas estiveram mais altas que o normal com a humidade acima dos 80%, especialmente em 2015.
No entanto, não é claro que possamos culpar as mudanças climatéricas por este surto de 2015. Na realidade, os modelos climáticos não são suficientemente precisos para determinar se realmente estas mudanças estão a afetar regiões especificas
A tendência aponta obviamente para que o planeta fique um sítio mais quente, e isso é realmente uma preocupação!
As temperatura global aumentou cerca de 0,85 Cº desde 1880, e esta espécie começa a ser seriamente afectada por isto.
Nos últimos 40 anos, as áreas onde estes animais vão para dar à luz já mudaram para locais mais a norte e tendo em conta que parece existir uma conexão entre o tempo e os surtos, mais acontecimentos como estes são esperados… Existindo o risco de extinção da espécie.
O que podemos fazer para proteger esta espécie ?
Uma maneira que temos de proteger estes animais, é ter a certeza que estão fortes e saudáveis, deste modo se existir um surto, mais animais conseguirão sobreviver.
Isto quer dizer, limitar a caça furtiva, e dar aos antílopes espaço suficiente para migrarem.
Os saigas são fortes e muito bons a recuperar
As fêmeas da espécie conseguem ter crias com apenas um ano de idade, e os recém nascidos são suficientemente grandes para correr e migrar rapidamente.
Por isso, ainda existe esperança para a sobrevivência da espécie.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!