Ao longo de 2017, o preço da RAM não parou de subir e o que antes custava cerca de 50€, hoje custa 150-200 Euros. Chegámos a um ponto em que não se sabe qual é o melhor investimento, RAM ou Bitcoin…
A explicação foi sempre a mesma, muita procura e pouca oferta. No entanto parece que a história vai ter um “plot twist”, agora que o regulador da economia Chinesa começou a investigar, com suspeitas de que os preços estão a ser fixados maliciosamente.
A falar para o jornal “Daily China” o oficial Xu Xinyu afirmou que:
“As autoridades repararam no aumento de preços e vão ter agora mais atenção ao que se passa na indústria”
- NDRC – Departamento de supervisão de preços da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da China
O “NDRC” está preocupado que os fabricantes de DRAM e NAND se estejam a coordenar para aumentar os preços e assim aumentar os seus lucros o máximo possível.
Esta fixação de preço seria conseguida ao limitar a oferta e a ver a procura a aumentar, resultando em mais dinheiro para empresas como a Samsung, SK Hynix entre outras.
Os reguladores chineses já abordaram a Samsung quando a este assunto, apesar de ainda não existirem depoimentos públicos.
Se esta investigação der frutos, o governo pode penalizar fortemente todas estas empresas !
Conclusão
Em 2017, um dos grandes entraves para a compra ou actualização de um computador tem sido o preço da memória RAM, que como podem ver no gráfico em cima, não parou de aumentar.
Esperemos que estas investigações dêem em alguma coisa, porque o consumidor precisa urgentemente desta bolha de oxigénio.
Ansiosos para que os preços desçam ? Eu estou !
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!