Dois ensaios clÃnicos preliminares referentes ao anti-envelhecimento humano foram um sucesso. A terapia com células estaminais apresentou resultados que revelaram uma reversão nos sistemas associados à fragilidade devido à idade. Os resultados sugerem que este tratamento não é apenas seguro, mas também altamente eficaz para combater os fatores-chave no envelhecimento.
Os cientistas têm investigado diversos métodos para conseguirem obter mecanismos eficazes anti-envelhecimento. As descobertas recentes incluem uma proteÃna que restaura o cabelo e melhora a aptidão fÃsica.
As células estaminais mesenquimais ou MSCs estão a ser utilizadas no tratamento de diversas condições patológicas, como cancro e doenças cardÃacas. Na prática, este novo tratamento visa reduzir os efeitos da fragilidade em idosos. Segundo as investigações, este é o primeiro tratamento do género a aproximar-se da fase de aprovação da FDA, a organização americana de proteção e promoção da saúde pública.
O tratamento envolve a extração de células-estaminais mesenquimais humanas da medula óssea do doador adulto e a utilização de uma única infusão em pacientes com idade média de 76 anos. A fase 1 e a fase 2 dos ensaios clÃnicos preliminares revelaram que não ocorreram efeitos adversos na saúde dos pacientes.
O primeiro teste envolveu 15 pacientes frágeis que receberam uma única dose de infusão da medula óssea de doadores entre as idades de 20 e 45 anos. Todos os pacientes demonstraram uma melhor qualidade de vida em geral, ao fim de 6 meses.
O segundo teste foi duplo estudo cego com um grupo placebo. Nenhum efeito adverso foi reportado e os investigadores concluÃram que as melhorias fÃsicas das pessoas que receberam uma infusão foram “notáveis”.
A próxima fase é um estudo clÃnico de Fase 2b, que vai envolver 120 pacientes em mais de 10 locais diferentes. Posteriormente deverá chegar-se à fase 3 que estará já muito perto da aprovação pública final.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!