Até este momento sempre se falou de que as Motherboards Z270 não iriam suportar os novos processadores Intel Coffee Lake. No entanto, tudo poderá ser uma jogada da Intel para obrigar os consumidores a mudarem de plataforma.
Na prática, se o suporte dos novos “Coffee Lake” nestas motherboards se confirmar, muitos utilizadores vão ter a hipótese de mudar de processador e aumentarem o desempenho do PC, sem o investimento habitual que acarreta uma mudança de plataforma.
Ora vejamos uma entrevista concedida ao site Bit-Tech em que fica no ar a ideia da Intel ter ocultado alguma informação:
Pode revelar mais detalhes acerca do porquê dos novos processadores não serem compatíveis com as motherboards Z270?
Andrew: Por acaso, depende da decisão da Intel.
Então não é uma limitação física? A Intel disse que era por causa do sistema de entrega de energia
Andrew: Nem por isso, o sistema faz alguma diferença, mas não assim tanto.
Então Terá a ver com os 20 pinos que não eram usados ?
Andrew: Sim.
Então se quiseres, e a Intel deixar, conseguirias tornar as motherboards Z270 compatíveis com os Coffee Lake ?
Andrew: Sim, mas também precisas de um upgrade do ME (Management Engine) e uma atualização da BIOS. A Intel “bloqueou” a compatibilidade de alguma forma.
Os 20 pinos que mencionaste, são usados para o quê agora ?
Andrew: Muitos deles são usados para controlo energético. É possível que seja em preparação para os próximos processadores com mais cores.
Ou seja, aparentemente a Intel optou por bloquear a compatibilidade dos novos processadores com as motherboards Z270, para obrigar os consumidores a comprarem as novas Z370, como tem sido habitual nos últimos anos. No entanto e com a AMD de volta em força, não será um risco “forçar” os utilizadores a andarem no carrossel da Intel?
Resta-nos esperar pela resposta da Intel à entrevista da Bit-Tech.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!