Carregar o Tesla com um gerador: Sim, dá… mas não estraga?

Os veículos elétricos (VE) são, sem dúvida, uma opção mais amiga do ambiente do que os carros a gasolina. No entanto, por dependerem de baterias, têm também as suas limitações. Uma das maiores é o risco de ficar parado com a bateria quase a zero. A maioria dos VE oferece uma autonomia entre 300 a 400 km, e é preciso encontrar uma estação para carregar o Tesla antes que se desligue.

Carregar o Tesla com um gerador: Sim, dá… mas não estraga?

É verdade que já existem milhares de carregadores disponíveis por todo o país, mas em zonas densamente povoadas, onde há centenas de outros condutores com carros elétricos, pode ser complicado encontrar um posto livre exatamente quando mais se precisa. A isto juntam-se as falhas de energia. Mesmo com um carregador em casa, este torna-se inútil se houver um corte de eletricidade na rede.

Existem truques para aumentar a autonomia de um Tesla (e de outros VE), mas se a bateria já está perigosamente baixa, será possível contornar a situação ligando o Tesla a um gerador portátil? A resposta curta é tecnicamente sim, mas não é recomendado.

Sim! Pode carregar em dias de chuva, sem qualquer problema.

Carregar um Tesla com um gerador — é possível?

Vários utilizadores de Tesla partilharam experiências no YouTube a carregar os seus carros com estações de energia portáteis ou com geradores a combustível. Sim, os Teslas reconhecem estas fontes de energia e iniciam o carregamento. No entanto, ao contrário de um carregamento tradicional — como numa tomada de parede ou num Supercharger —, carregar com um gerador exige alguns cuidados técnicos importantes.

Um dos principais desafios é a ligação à terra do gerador. A maioria dos geradores não vem ligada à terra por defeito. Para resolver isso, muitos utilizadores recorrem a um adaptador que simula a ligação entre o neutro e o terra do gerador. Isto “engana” o carregador da Tesla, fazendo-o pensar que está tudo em conformidade. O problema? Este tipo de solução improvisada pode ser perigosa, e em caso de avaria elétrica ou sobrecarga, há risco de danificar o veículo ou até sofrer um acidente elétrico.

Outro aspeto importante é o controlo da corrente de carregamento. Pode ser necessário reduzi-la para não ultrapassar a capacidade de saída do gerador. Isso faz com que o carregamento demore muito mais — horas até atingir um nível de bateria aceitável.

Então… o que fazer em vez disso?

Apesar de alguns condutores conseguirem carregar os seus Teslas com geradores, a própria marca desaconselha esta prática. O manual do Tesla Mobile Connector recomenda que este seja sempre ligado a uma tomada de parede convencional com ligação à terra apropriada. Em caso de falha elétrica, o disjuntor desliga automaticamente o circuito, evitando danos no carro, no carregador — e riscos para a segurança do utilizador.

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Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.
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