Carros elétricos em Portugal: É mesmo mais barato?

Se tens carro elétrico, ou estás a pensar comprar um, já ouviste de certeza aquela frase: “Compensa porque é muito mais barato carregar do que atestar com gasolina ou gasóleo!” Mas, como em tudo na vida, a realidade é sempre mais complexa.

Ou seja, além do facto de existirem vários desafios no lado elétrico da coisa, a realidade é que carregar um carro elétrico não é sempre mais barato. Aliás, há muitos casos em que é mais caro.

Carros elétricos em Portugal: É mesmo mais barato do que gasolina ou gasóleo?

bater com a porta do carro faz mal? mais do que imagina!

Qual é a dúvida? Basta olhar para a nossa realidade! O preço da eletricidade tem vindo a subir nos últimos anos, algo que afeta os carregamentos em casa, além disso, os postos públicos estão cada vez mais caros e escassos. Aliás, podemos até dizer que a rede nacional de carregamento para VE parece estar constantemente à rasca para acompanhar o crescimento dos elétricos.

Isto tanto no número de novos carregadores, como também no lado da manutenção daqueles que já existem.

É muito comum encontrar postos que não funcionam, que carregam a velocidades mais baixas do que aquelas que deveriam (mas paga a velocidade máxima), têm ninhos de vespas por remover, etc… Isto já para não falar em postos indevidamente ocupados, ou filas em carregadores rápidos,

Carregar o carro elétrico: parece fácil, mas não é!

Comecemos pelo início: carregar um carro elétrico na rua é tudo menos simples.

posto, carro, elétrico, carregamento

Tens de ter apps, cartões, contas com comercializadores de eletricidade (CEME), e mesmo assim nem sempre funciona como devia. Depois, tens ainda quatro componentes que fazem subir o preço final: o custo da eletricidade, a taxa de uso do posto, os impostos e, em alguns casos, taxas extra por ocupação.

Vários especialistas já vieram dizer que este modelo Português é uma confusão completa, e que por isso mesmo é urgente simplificar. E têm razão.

Então quanto custa andar 100 km com um carro elétrico?

A Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos (UVE) fez as contas:

  • 2,11€ se carregares em casa com tarifa bi-horária
  • 3,19€ com tarifa simples (a qualquer hora do dia)
  • 7,88€ se usares só e apenas carregadores da rede pública

Em contas mais alargadas, se carregares 75% do tempo em casa e 25% fora, a média fica nos 3,55€ por 100 km.

Então… e os mesmos 100 kms a gasolina ou gasóleo?

abastecer em pré-pagamento

  • 9,83€ a gasolina
  • 7,60€ a gasóleo

Ou seja, sim, o elétrico compensa… mas só se o conseguires carregares em casa (ou no trabalho). Se dependeres da rua, especialmente de postos ultrarrápidos, prepara-te para pagar mais… Mutio mais.

Infelizmente, em alguns casos já é mais caro carregar do que abastecer a gasóleo!

Os incentivos já não chegam para disfarçar os preços

Carros elétricos têm isenção de IUC e ISV, acesso a zonas verdes, estacionamento gratuito… tudo isso continua a existir. Mas com o fim dos apoios ao carregamento e o aumento da carga fiscal (como as tarifas de acesso à rede que passaram a ser positivas), os custos subiram a pique.

Além disso, os postos mais baratos estão quase sempre ocupados. Ou seja, para muitos utilizadores, andar 100 km num elétrico custa muito perto do mesmo que num carro a gasóleo.

Tudo isto sem contar com o preço mais alto que normalmente se paga pelo carro em si.

Vives num prédio? Não tens garagem? Ou jardim para arrumar o carro? Esquece a poupança!

fui multado por carregar o meu carro elétrico à porta de casa

O grande drama está aqui: se moras num apartamento sem garagem ou sem ponto de carregamento no prédio, vais depender da rede pública. Isso significa gastar mais dinheiro, perder tempo à procura de postos disponíveis, deixar o carro longe de casa, o que por sua vez pode até alterar a tua rotina só para carregar o carro.

Ou seja, para quem tem casa com garagem, eventualmente até com painéis solares, os carros elétricos continuam a compensar. Para o resto do país? Está cada vez mais complicado.

Esqueça meter o carro em cima do passeio, passar o cabo pelo passeio ou lançar carregadores da varanda. Isso é tudo ilegal, e como tal, pode ser multado. Eu já fui.

Conclusão

A mobilidade elétrica continua a ter vantagens. Mas a ideia de que “carro elétrico é sempre mais barato” já não é verdade para todos. Não é a solução para todos. Pelo menos não por enquanto.

Aliás, é exatamente por isso que muitas fabricantes voltaram a apostar em outras soluções. Como é o caso da Toyota e Renault que andam a piscar os olhos ao GPL, combustíveis sintéticos e até ao hidrogénio.

Feliz ou infelizmente, a eletrificação não é a galinha dos ovos de ouro, porque continua a ter imensas limitações.

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Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!
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