Se andaste minimamente atento às redes sociais nos últimos dias, ou foste agora às redes sociais depois de uma páscoa “acesa”, é provável que já tenhas tropeçado na expressão “Guiana Brasileira”.
Parece algo sem sentido, bem, é algo que explodiu de forma quase inexplicável, com piadas, memes e… um certo desconforto do lado de cá do Atlântico. Mas afinal, o que aconteceu?
Guiana Brasileira? O novo meme que anda a irritar (muito) os Portugueses!
O contexto da piada é simples, Portugal está a ser completamente invadido por estrangeiros, está a perder a sua identidade, e de facto, muitos destes estrangeiros são brasileiros.
É completamente normal sair à rua e ouvir PT-BR em vez de PT-PT. Além disso, comparativamente ao Brasil, Portugal é pequeno, é mesmo muito pequeno, e é também pouco populoso.
Tirando este contexto do caminho, a piada começou com uma publicação do Barcelona (sim, o clube espanhol), onde a equipa de redes sociais decidiu usar a expressão “Guiana Brasileira” para se referir a… Portugal. Isto foi na altura em que a jogadora Kika Nazareth assinou pelo gigante Espanhol.
Parece simples? Parece sem sentido? Bem… Foi o suficiente para incendiar a internet. Especialmente nas últimas horas.
Portugal? Guiana Brasileira? Espera lá…
A malta por cá não achou grande piada à coisa. Afinal, ser confundido com uma colónia ou ser “rebaixado” a uma espécie de anexo tropical do Brasil não caiu bem.
Aliás, houve reações sérias e até trocas de farpas nas caixas de comentários da publicação original, e claro, de muitas outras que entretanto foram sendo criadas. Como a internet nunca perde tempo, a confusão rapidamente deu lugar ao caos criativo: nasceram milhares de memes.
Da irritação à febre viral
O termo “Guiana Brasileira” transformou-se em tema do dia no Twitter, Reddit, TikTok e companhia. Isto desde mapas “corrigidos” até piadas com sotaques e “traduções simultâneas”, foi tudo a eito.
Feliz ou infelizmente, como sempre acontece nestas situações, o meme já ganhou vida própria. Tanto de um lado, como do outro. Afinal de contas, os “tugas” nunca iriam ficar calados. Por isso, acredito que ninguém o vai parar tão cedo.
Conclusão
Mais do que uma simples troca de palavras, “Guiana Brasileira” mostrou como um deslize ou piada inocente pode virar um fenómeno global em horas. Agora é ver até onde as piadas podem ir, ou não.