Este é o lado negro dos jogos nos smartphones Android

Em termos de portabilidade, gráficos e pura capacidade de processamento, os telemóveis Android são pequenas consolas de jogos. Mas existe um problema. É que os dados de progresso nos jogos são difíceis de localizar, fazer cópia de segurança, sincronizar e transferir de um dispositivo para outro. Assim este é o lado negros dos jogos nos smartphones Android.

Este é o lado negro dos jogos nos smartphones Android

Os telemóveis não tratam os dados dos jogos como as consolas

As consolas de jogos dedicadas têm formas de preservar os dados de gravação separadamente do próprio jogo. Isto é algo que já existe desde os tempos dos cartões de memória da PlayStation original e da Nintendo 64. Nos PCs, isto é há muito uma norma. Infelizmente, este não é o caso nos dispositivos Android.

Em muitos casos é preciso manter o jogo instalado apenas para não perder o progresso. Desinstalar o jogo geralmente significa também apagar os ficheiros de gravação.

ter uma consola, jogos na cloud, jogos para smartphones mais caros, lag switch

Além disso, os dados ficam presos ao dispositivo. A maioria dos jogos não oferece uma forma clara de transferir dados guardados de um telemóvel para outro, ou de um telemóvel para um tablet. Ao contrário da Nintendo Switch, mesmo que o seu telemóvel tenha entrada para cartão microSD, não pode simplesmente transferir os seus progressos para lá.

Não se sabe ao certo onde dos dados são guardados

Nos PCs, a maioria dos jogadores usa o Steam, que faz automaticamente cópias de segurança dos dados na cloud e os sincroniza entre dispositivos. Mesmo sem Steam, é comum conseguir encontrar a pasta onde os dados do jogo são guardados e fazer backup manualmente.

Por vezes isso também é possível no Android, mas raramente. Esta inconsistência torna complicado o funcionamento fiável de apps de terceiros. Muitas prometem fazer cópias de segurança de apps e dados de jogos, mas os resultados variam bastante — especialmente se não está disposto a fazer root ao dispositivo para aceder aos ficheiros.

O Google Play Games nem sempre sincroniza os dados

O Google Play Games oferece uma solução. Os jogos que suportam sincronização através desta plataforma guardam o progresso na cloud e permitem recuperá-lo em qualquer dispositivo em que inicie sessão, tal como o Steam ou a Xbox.

Google Play Games novidade

Infelizmente, ver o pop-up do Google Play Games pode dar uma falsa sensação de segurança. A integração da sincronização na cloud depende dos programadores, e nem todos a implementam. Muitas vezes, o login no Google Play Games serve apenas para registar conquistas.

O ideal seria que o Google Play Games fosse tão universal e fiável quanto o Steam é nos PCs.

Iniciar sessão separada em cada jogo é uma dor de cabeça

Cada vez mais jogos exigem a criação de uma conta própria. Para jogos multijogador, isto até faz sentido. Mas para jogos single-player? Continua a parecer estranho.

E, para piorar, ter uma conta não garante que os seus dados estejam seguros. Em alguns casos ficam guardados apenas no dispositivo, e não na cloud.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.
Html code here! Replace this with any non empty raw html code and that's it.
 
Share to...