O ChatGPT está cada vez mais inteligente, isto não é novidade para ninguém. Mas, ficar a saber que também anda a brincar ao GeoGuessr com fotos que literalmente quiser por à sua frente, é outro nível.
Ou seja, graças aos novos modelos com capacidades visuais avançadas, a inteligência artificial da OpenAI já consegue analisar uma imagem e dizer onde foi tirada. Desde cidades a locais específicos, como bares ou restaurantes.
O ChatGPT já consegue adivinhar onde uma foto foi tirada. Assustador!
Como é que isto funciona? Simples, só com uma imagem. Não há localização GPS. Não há dados embutidos no ficheiro. Só a foto… e chega!
ChatGPT: o novo Sherlock das selfies
De forma muito resumida, isto tudo é possível graças aos modelos mais recentes (o3 e o4-mini), que foram treinados para reconhecer pistas visuais como sinais de trânsito, placas de lojas, menus, estilos de arquitetura ou até detalhes de fundo menos óbvios.
Curiosamente ne precisa que a imagem esteja perfeita. Mesmo com borrões, cortes ou rotação, o ChatGPT adivinha! Aliás, no Reddit e Twitter, já há quem ande a testar o sistema com as fotos menos detalhadas de sempre. Ainda assim, o ChatGPT acerta, muitas vezes ao ponto de dizer exatamente o nome do local.
Mas há um problema!
Talvez ainda não tenha percebido, mas, o pior de tudo é que, neste momento, não há qualquer limitação real. Ou seja, qualquer pessoa pode fazer o upload de uma imagem, seja esta imagem qual for, mesmo que seja sua, e perguntar ao ChatGPT onde foi tirada.
Se isto não te mete um ligeiro desconforto na sua alma, devia. Porque isto levanta sérias preocupações com a privacidade de todos nós. A IA está longe da perfeição (ainda falha, claro), mas a margem de erro está a ficar cada vez mais curta. Por isso, já começa a assustar.
Em suma, Brincadeira agora, mas um problema amanhã. O ChatGPT está a evoluir. Mas se não houver controlo, também está a ir longe demais.
Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.