Mesmo os mais cuidadosos já devem ter, pelo menos uma vez, batido com força a porta do carro. É fácil acontecer e em alguns casos basta estarmos com alguma pressa ou termos as mãos um pouco ocupadas e empurrarmos a porta com um toque para a fechar. A verdade é que todos sabemos que devemos fechar a porta com cuidado… mas entre o saber e o fazer, vai um passo.
Bater com a porta do carro faz mal? Mais do que imagina!
Fechar a porta com força de vez em quando provavelmente não vai causar grandes danos, mas criar esse hábito pode trazer problemas. Se conduz regularmente, é provável que já tenha tido passageiros a bater com a porta sem pensar duas vezes. E para motoristas de plataformas como a Uber ou a Bolt, a preocupação é ainda maior: será que o desgaste provocado pelos passageiros pode afetar a garantia ou causar danos duradouros?
A resposta curta é: sim, pode. Sobretudo se acontecer com frequência. Bater com força nas portas do carro pode provocar danos estruturais, desalinhamento no encaixe da porta, desgaste prematuro das dobradiças e até problemas nos vidros.
Que tipo de danos pode causar bater com força na porta?
Muitos condutores preocupam-se em evitar maus hábitos de condução que danificam o carro, mas nem sempre têm noção do impacto que o simples ato de fechar a porta com força pode ter. Isto tanto na estrutura como nos componentes internos da porta.
Se o fizer repetidamente, pode acabar com o aro da porta empenado, o que pode levar a uma porta solta, desalinhada e difícil de fechar. Em casos mais graves, a porta pode até encravar ou ceder, especialmente se a deformação permitir a entrada de humidade, o que pode acelerar a corrosão.
Mas os danos não se ficam por aqui. As dobradiças, que permitem abrir e fechar a porta, também sofrem com o impacto. Assim se forem submetidas a esforços excessivos com frequência, desgastam-se mais rapidamente, dificultando o fecho da porta e podendo comprometer a sua fixação. Os vidros também não escapam: o impacto constante pode desalinhá-los ou até parti-los. Isto pode resultar em janelas que ficam presas ou que já não sobem e descem como deviam.
Outro componente sensível é o sistema de fecho centralizado
O impacto repetido pode afetar a fiabilidade das trancas elétricas. E como muitas colunas de som estão integradas nas portas, também elas podem sofrer danos — desde perda de qualidade sonora até avarias completas.
Dado tudo isto, o melhor é mesmo evitar este hábito.