É curioso, mas a Google decidiu copiar (mais uma vez) uma funcionalidade muito interessante do rival iPhone, de forma a melhorar um pouco mais o seu SO Android. Mas, desta vez, não há como mandar bocas à gigante da Pesquisa. É daquelas cópias que fazem todo o sentido.
Ou seja, a partir de agora, se tiveres um smartphone Android e o deixares bloqueado e sem qualquer atividade durante 3 dias, ele vai reiniciar-se automaticamente. Sim, sozinho. Esta novidade nem precisa de uma atualização de software a sério. Isto porque chega com a atualização Google Play Services 25.14, lançada a 14 de abril.
Copiar o iOS? Neste caso, ninguém se queixa!
Caso não saiba, a Apple já tinha implementado algo semelhante no final de 2024 com o iOS 18.1, chamando-lhe “inactivity reboot”. Uma ideia que faz todo o sentido! Afinal, um telefone que reinicia depois de dias parado torna-se muito mais difícil de invadir. Isto tanto por criminosos como também por… autoridades.
Ou seja, quando um telemóvel é reiniciado, não dá para aceder logo com impressões digitais ou desbloqueio facial. Só com PIN ou palavra-passe. Além disso, todos os dados continuam encriptados até ao primeiro desbloqueio.
Ou seja, mesmo que roubem o telefone, se não for possível aceder aos dados nos primeiros dias. Bem, a coisa só vai ficar mais complexa.
Segurança primeiro (pelo menos desta vez)!
O novo sistema já está incluído na atualização do Google Play Services, e vem acompanhado por melhorias na gestão do sistema, mais estabilidade, e até um novo sistema de migração de dados entre equipamentos que torna mais fácil configurar um novo smartphone.
É verdade que no mundo da tecnologia já se perdeu a conta a quem copia o quê. Mas quando se trata de segurança e proteção de dados… venha ela. Seja da Apple, da Google, ou de quem for.