Quando a sexta-feira é feriado, como é o caso, as estimativas de variação no preço dos combustíveis passam para o dia útil anterior. Por isso, se andavas curioso para saber como vão estar os preços do gasóleo e da gasolina na próxima semana… já temos más notícias.
Apesar de o barril de petróleo continuar em queda, os preços dos combustíveis vão… manter-se. Ou pior: podem até subir.
Petróleo muito mais baixo? Sim! Mas combustível não mexe!
Estamos a viver semanas marcadas pela instabilidade internacional, muito graças ao regresso de Donald Trump à ribalta política e ao clima de incerteza económica que isso gerou. Resultado? O preço do barril de petróleo caiu a pique nos últimos dois meses — e foi precisamente essa queda que originou descidas bem visíveis nos preços dos combustíveis na semana passada.
Muitos pensaram: “Boa! Para a semana há mais!”
Mas não. Esquece.
Apesar de o petróleo ter recuperado ligeiramente nos mercados internacionais, o valor ainda está bastante abaixo da média de 2024 e 2025. Mesmo assim, as estimativas para a próxima semana indicam zero alterações nos preços de referência. Na pior das hipóteses, ainda levas com um aumento de 0,5 cêntimos por litro.
E porquê, afinal?
A justificação é aquela velha desculpa de sempre: os preços na bomba não seguem apenas o valor atual do petróleo. Os barris usados agora para refinação foram comprados há semanas, dizem eles. Mas quando o petróleo sobe, os preços disparam logo na semana seguinte. Já quando desce… há sempre um “mas”.
É o costume.
Portanto, se estavas à espera de abastecer mais barato na próxima semana, tira o cavalinho da chuva. As descidas acabaram. Pelo menos por agora.