Podemos dizer que o Renault Emblème, um automóvel que já tivemos a oportunidade de ver ao vivo, é o novo laboratório sobre rodas da gigante francesa. Mais concretamente, é um concept car familiar que junta design, conforto e tecnologia com um objetivo muito claro: levar a descarbonização a sério.
Este carro foi criado pela Ampere, unidade da Renault dedicada aos elétricos, sendo capaz de emitir menos 90% de CO2 durante o seu ciclo de vida completo, face a um qualquer outro automóvel a sair das linhas da fabricante.
É uma experiência extremamente interessante, que muito provavelmente, apesar de ser um carro a sério, não vamos ver nas estradas Portuguesas. Ainda assim, pode servir de base para muita coisa boa num futuro bem próximo.
Renault Embleme – Carro de 2035 à nossa frente em 2025!
Portanto, com 4.80 metros de comprimento e um design shooting brake aerodinâmico, o Emblème aposta em materiais reciclados, produção mais eficiente e uma combinação inteligente de energias: elétrica e hidrogénio. O resultado? Um carro que percorre até 1000 km sem quaisquer emissões. Isto com apenas duas paragens de menos de 5 minutos para abastecer.
Sabe qual é o segredo?
Antes de mais nada, é preciso ter em conta que todo o projeto assenta em uma análise do ciclo de vida completa de qualquer automóvel. Ou seja, desde a extração de matérias-primas até à sua reciclagem.
- Nota: Sim, a reciclagem vai começar a ser uma “cena” normal dentro do mundo automóvel. Aliás, só não acontece mais no lado das baterias, porque as fabricantes estão a lidar com baterias de primeira geração… Faz ideia de quantos carros elétricos se venderam em 2010? Pois… Foram muito poucos.
Na prática, o objetivo passa por reduzir ao máximo a pegada carbónica em todas as frentes: produção, uso e fim de vida. Para isto, a Renault envolveu mais de 20 parceiros para desenvolver cada componente com esta missão em mente.
Exemplos? Os puxadores da Akwel reduziram 88% da pegada de carbono. A ArcelorMittal forneceu aços com 69% menos emissões. A Forvia usou revestimentos naturais como fibras de ananá e linho. E a ST Microelectronics implementou tecnologia SiC que reduz perdas e melhora a eficiência. Ah… e temos ainda uma nova geração de baterias que pode mudar o jogo. Muito mais finas, leves, duráveis, e claro, com mais capacidade.
Como é o interior?
No interior, encontramos um habitáculo moderno, com materiais reciclados e detalhes muito franceses. A consola central permite conforto para todos os passageiros e o sistema de som 5.1 foi criado com a participação de Jean-Michel Jarre.
O OpenR traz agora um ecrã panorâmico de 1.2 metros com qualidade 8K. Isto ao dominar o tabliê. É uma experiência multimédia diferenciada!
Entretanto, a nível de propulsão, o sistema elétrico-hidrogénio permite uma autonomia total de 1000 km. A bateria NMC de 40 kWh e a célula de combustível de 30 kW trabalham em conjunto, oferecendo o melhor de dois mundos: condução elétrica no dia-a-dia e hidrogénio para viagens longas.
Isto tudo para dizer o quê? Em fim de vida, o Emblème é mais de 90% reciclável.
No fundo, o Renault Emblème não é apenas um estudo de design ou um protótipo futurista. É uma demonstração prática de como a descarbonização pode ser integrada de forma inteligente em todas as fases da vida de um automóvel, sem comprometer conforto, estilo ou inovação.
Em suma, um verdadeiro “voiture à vivre” que aponta o caminho para o futuro da mobilidade sustentável.
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