Tem um telemóvel ou tablet Android secundário que costuma ficar parado durante dias? Então não se admire se quando pegar nele novamente, der conta de que se reiniciou por si só. Isto pode ser resultado de uma nova funcionalidade de segurança implementada pela Google. Assim o seu smartphone Android vai passar a reiniciar sozinho caso esteja bloqueado e inativo durante três dias consecutivos.
O seu smartphone Android vai passar a reiniciar sozinho
Esta funcionalidade, conhecida como “inactivity reboot”, detetou-se pela primeira vez em março. Inicialmente pensava-se que só iria chegar com o Android 16, integrada no programa de proteção avançada da Google. No entanto, já está em distribuição através da atualização de abril de 2025 dos Google Play Services (segundo o site 9to5Google).
Com esta funcionalidade, se o seu dispositivo Android ficar bloqueado sem qualquer atividade durante três dias seguidos, reinicia-se automaticamente. Após esse reinício, o equipamento entra num estado especial chamado BFU (Before First Unlock). Neste estado, não é possível usar impressões digitais ou reconhecimento facial para desbloquear o dispositivo. Assim só é possível aceder com o PIN ou padrão definido pelo utilizador. Além disso, os dados permanecem encriptados e inacessíveis até que se faça o desbloqueio.
Importa referir que, uma vez no estado BFU, o dispositivo já não volta a reiniciar ao fim de outros três dias de inatividade.
Outros sistemas já usam esta funcionalidade
Se já usou o GrapheneOS, este comportamento não será novidade. Assim este sistema operativo focado na segurança já oferece reinício automático há algum tempo. A diferença é que no GrapheneOS é possível personalizar o tempo de inatividade, escolhendo entre 10 minutos e até 72 horas.
A Apple também implementou algo semelhante nos iPhones com o iOS 18, lançado em setembro passado. Inicialmente, o iPhone reiniciava ao fim de sete dias sem uso. No entanto esse limite foi reduzido para três dias com a versão 18.1, lançada em outubro.
Como verificar se o seu Android já tem esta função ativa
Como esta funcionalidade está a chegar de forma gradual através dos Google Play Services, pode ainda não estar disponível no seu dispositivo. Para verificar, vai a:
Definições → Segurança e Privacidade → Sistema e atualizações → Atualização do sistema Google Play.
Atualmente, não existe uma opção visível no sistema que te permita ativar ou desativar este reinício automático. Assim poderá nem dar conta de que está em funcionamento. Também não está confirmado se esta função será disponibilizada para todos os dispositivos Android ou apenas para modelos selecionados.