Há mais uma prova que o Galaxy S25 é um verdadeiro flop

Como já é tradição, a Samsung apresentou a sua nova linha de topo — a gama Galaxy S25 — no mês de janeiro. Normalmente, o lançamento destes modelos premium resulta num aumento nas vendas. Isto colocando a gigante sul-coreana na liderança do mercado no primeiro trimestre, à frente da Apple, que costuma enfrentar mais dificuldades neste período. No entanto, este ano as coisas foram diferentes. Assim isto é mais uma prova que o Galaxy S25 é um verdadeiro flop!

Há mais uma prova que o Galaxy S25 é um verdadeiro flop

De acordo com um relatório da Counterpoint Research, a Apple conquistou, pela primeira vez, o primeiro lugar em quota de mercado de smartphones no primeiro trimestre. Esta posição costuma ser ocupada pela Samsung, impulsionada pelos lançamentos da gama S. No entanto tudo indica que a gama Galaxy S25 não teve impacto suficiente para garantir essa liderança.

Os dados indicam que as vendas de iPhone aumentaram 4% em relação ao mesmo período do ano passado, enquanto a Samsung registou uma queda de 5%. Apesar de ter enfrentado recuos em mercados tradicionais como os EUA e a Europa, a Apple obteve crescimentos expressivos no Japão, Índia, Médio Oriente, África e Sudeste Asiático. O lançamento do novo iPhone 16e, com um posicionamento mais acessível, terá sido um fator determinante para este resultado.

iphone 16e: o smartphone que ninguém pediu?

Ainda assim, nem tudo são más notícias para a Samsung. O relatório sublinha que, apesar de um arranque mais lento — em parte devido ao lançamento tardio da série S25 — as vendas começaram a ganhar tração nas últimas semanas do trimestre. O modelo Galaxy S25 Ultra, em particular, demonstrou uma procura crescente, e a recente chegada de equipamentos da gama média, como o Galaxy A56, deverá contribuir para melhorar os números nos próximos meses.

Há outros fabricantes a crescer

Além da Samsung e da Apple, o relatório destaca também o crescimento de outros fabricantes Android como a Xiaomi, Vivo, Oppo, Honor e Motorola em diversos mercados. Contudo, a queda nas vendas da Samsung não é totalmente inesperada. A nova série Galaxy S25 não trouxe grandes inovações além das funcionalidades baseadas em inteligência artificial generativa. Ou seja, muitas das quais estarão também disponíveis em modelos mais antigos. Isto acabou por reduzir a motivação dos consumidores para fazer o upgrade.

O relatório conclui ainda que os utilizadores estão a manter os seus smartphones por períodos mais longos. Entretanto prevê-se que o mercado global de telemóveis enfrente um declínio ao longo de 2025, devido às incertezas económicas e possíveis tensões comerciais.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.
Html code here! Replace this with any non empty raw html code and that's it.
 
Share to...