Como escolher o cabo HDMI certo para a sua Smart TV?

O HDMI, ou Interface Multimédia de Alta Definição, tem sido o método padrão para ligações áudio e vídeo há já algum tempo. Embora muitos computadores ainda ofereçam ligação DisplayPort (que geralmente tem maior largura de banda), o HDMI continua a ser a porta mais comum que encontrará em praticamente qualquer televisão ou monitor moderno.

Como escolher o cabo HDMI certo para a sua Smart TV?

Nem todos os cabos HDMI são iguais

Existe a ideia errada de que todos os cabos e portas HDMI são iguais, o que não corresponde à verdade. O HDMI foi introduzido há mais de duas décadas e a tecnologia evoluiu bastante desde então. Foram lançadas várias versões, à medida que cresceu a necessidade de transmitir mais dados.

A maioria dos cabos HDMI funcionará tecnicamente com qualquer porta HDMI, mas um cabo mais antigo pode ser um verdadeiro “gargalo” que limita a quantidade de dados transmitida entre os teus dispositivos e o ecrã. Isto pode resultar numa qualidade de áudio e vídeo inferior à que os teus equipamentos são capazes de oferecer com o cabo adequado. Por isso, vale a pena perceber um pouco mais sobre os diferentes tipos de cabos HDMI e como escolher o mais indicado para a tua TV ou monitor.

hdmi 2.2: prepare-se para comprar novos cabos hdmi!

Os diferentes tipos de cabo HDMI

Atualmente, existem 14 tipos padrão de cabos HDMI: HDMI 1.0, 1.1, 1.2, 1.2a, 1.3, 1.3a, 1.4, 1.4a, 1.4b, 2.0, 2.0a, 2.0b, 2.1 e 2.1a, sendo que o HDMI 2.2 foi recentemente apresentado na CES 2025 e está previsto para lançamento ainda este ano. Pode parecer confuso, mas é mais simples do que parece. As maiores mudanças ocorrem entre as versões principais. Por exemplo:

HDMI 1.0 a 1.3 têm uma taxa de transmissão de 4,95 Gb/s

HDMI 1.4: 10,2 Gb/s

Portas HDMI 2.0: 18,0 Gb/s

HDMI 2.1: 48,0 Gb/s

Em resumo, quanto mais alto o número, mais rápido é o cabo.

Porque é que a velocidade importa?

A velocidade de transmissão influencia a capacidade de oferecer imagens em resoluções mais altas, com taxas de atualização maiores, e também diferentes tipos de áudio.

HDMI 1.0: até 1080p a 60Hz, com 8 canais de áudio

HDMI 1.1 e 1.2: suportam 1440p a 30Hz, com áudio DVD-Audio e One-Bit

Portas HDMI 1.4: 4K a 30Hz, com ARC, Dolby TrueHD e DTS-HD

HDMI 2.0: 4K a 60Hz, até 32 canais de áudio, HDR incluído

HDMI 2.1: até 8K a 60Hz, com áudio eARC

E as letras que aparecem nas versões?

As letras que acompanham algumas versões (como 2.0a ou 2.1a) indicam pequenas actualizações feitas após o lançamento da versão original, adicionando compatibilidade ou novas funcionalidades. Não alteram a capacidade principal do cabo, mas podem trazer vantagens em certos contextos — por exemplo, o HDMI 2.1a introduz o mapeamento de tons baseado na fonte (SBTM), útil para melhorar a diferença entre tons escuros e claros em conteúdos HDR.

hdmi

Se já tem o cabo da geração correta, mudar apenas por uma nova letra não vai trazer grandes melhorias na imagem. Ainda assim, ao comprar um cabo novo, vale a pena escolher a versão mais recente, já que normalmente têm o mesmo preço e maior compatibilidade.

O cabo mais rápido é, geralmente, a melhor opção

As portas HDMI são, na sua maioria, retrocompatíveis. Ou seja, pode usar um cabo HDMI mais recente e rápido com uma porta mais antiga. A limitação estará na porta, não no cabo. Além disso, os preços entre as versões não costumam variar muito.

Por exemplo, um cabo HDMI 2.1 custa cerca de 9 Euros, menos até do que a versão 1.4. Com isso em mente, não faz muito sentido investir em cabos mais antigos. Os mais recentes fazem tudo o que os antigos fazem — e mais.

Mesmo que a sua Smart TV não suporte resoluções superiores, não vai ter problemas de compatibilidade. Um cabo HDMI 2.1 ligado a uma TV 1080p vai funcionar perfeitamente e exibir imagem a 1080p. O contrário, no entanto, não é verdade: uma TV 4K ligada a um cabo HDMI 1.0 só conseguirá mostrar imagem a 1080p.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais lidas

 
Share to...