Revelado: é assim que o Ozempic influencia aquilo que come!

Já se sabia que medicamentos como o Ozempic podem ajudar na perda de peso, melhorar a saúde cardiovascular e até reduzir o desejo por bebidas alcoólicas. Agora, um novo estudo vem lançar luz sobre outra mudança significativa. A forma como o Ozempic influencia aquilo que come.

Revelado: é assim que o Ozempic influencia aquilo que come!

O Ozempic, tal como outros medicamentos com semaglutida, pertence à classe dos agonistas do receptor do péptido-1 semelhante ao glucagão (GLP-1RA). Estes medicamentos imitam a resposta natural do corpo aos alimentos, ajudando a controlar o apetite e a abrandar o processo de digestão.

O estudo, conduzido pelo Departamento de Economia Agrícola e Agronegócio dos EUA, analisou os hábitos alimentares de 1955 pessoas, divididas em quatro grupos: quem estava atualmente a tomar medicamentos GLP-1RA, quem os tinha tomado no passado, quem planeava começar e quem nunca os tinha tomado nem pretendia fazê-lo.

afinal o ozempic tem outros efeitos secretos no seu corpo

Menos calorias, escolhas mais saudáveis

Segundo os investigadores, os participantes que estavam a tomar um GLP-1RA consumiam significativamente menos calorias do que os outros grupos. Estima-se que a redução calórica ande entre as 720 a 990 calorias por dia, um valor bastante expressivo para quem está a tentar perder peso.

Além de reduzir a ingestão calórica, estas pessoas também mostraram uma tendência para evitar alimentos processados, bebidas açucaradas, cereais refinados (como o pão branco) e carne de vaca. Em contrapartida, houve um aumento no consumo de fruta, vegetais de folhas verdes e água.

Curiosamente, os participantes relataram que continuavam a desejar alimentos altamente calóricos, como doces ou fast food. No entanto, apenas optavam por não os consumir. Esta contradição entre desejo e comportamento poderá ser explorada em futuros estudos, sugerem os autores da investigação.

Impacto potencial na indústria alimentar

Com dezenas de milhares de pessoas a iniciar tratamentos com medicamentos GLP-1RA todas as semanas nos EUA, estas mudanças alimentares podem vir a ter um impacto real na produção e marketing de alimentos. Não seria surpreendente ver no futuro produtos especificamente pensados para quem faz uso destes fármacos.

ozempic

Ainda há muito a descobrir

Entretanto é importante lembrar que o Ozempic e medicamentos semelhantes ainda são relativamente recentes, e há muito por descobrir quanto ao seu funcionamento, para além da média de 15 a 20% de perda de peso que proporcionam.

Originalmente desenvolvidos para tratar a diabetes, estes medicamentos não são isentos de efeitos secundários, podendo causar problemas digestivos em algumas pessoas. Esta nova investigação poderá ajudar a identificar padrões alimentares que maximizem os benefícios dos GLP-1RA e reduzam os riscos associados.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.
Html code here! Replace this with any non empty raw html code and that's it.
 
Share to...