Lâmpadas LED Inteligentes: quanto duram e como durarem mais?

As lâmpadas LED inteligentes são dos dispositivos mais simples de instalar numa casa. Basta enroscar a lâmpada no casquilho e instalar uma aplicação no telemóvel. Se detesta levantar-se para acender ou apagar luzes, a iluminação inteligente é uma solução prática e eficaz. A maioria destas lâmpadas vem com uma app dedicada e é compatível com assistentes virtuais como o Google Home, Alexa e Siri, o que permite controlá-las por comandos de voz. Existem várias versões no mercado — com diferentes potências, tonalidades de luz e formatos. Mas quanto tempo duram as lâmpadas inteligentes e é possível aumentá-lo?

Lâmpadas LED Inteligentes: quanto duram e como durarem mais?

Ao contrário das lâmpadas incandescentes, que transformam primeiro a energia em calor e depois em luz, as lâmpadas LED (Díodos Emissores de Luz) convertem diretamente a eletricidade em iluminação. Isto traduz-se não só numa poupança significativa na fatura da luz, como também numa durabilidade muito superior.

Uma lâmpada LED pode durar até 30 vezes mais do que uma incandescente. Claro que a longevidade varia conforme o modelo e as condições de uso, mas, em geral, os principais fabricantes estimam entre 20000 e 50000 horas de funcionamento.

LEDs duram muito tempo

Enquanto uma lâmpada incandescente tem uma vida útil de cerca de 1000 horas, uma LED pode ultrapassar as 50000 horas, embora este seja um valor teórico baseado em condições ideais. Na prática, os modelos comerciais tendem a durar menos, mas ainda assim muito mais do que as opções tradicionais.

Estes valores, claro, têm por base uma utilização média de cerca de 3 horas por dia. Mesmo com um uso mais intenso, é provável que só precise de substituir uma ou duas lâmpadas inteligentes ao longo de muitos anos.

Como prolongar a vida das suas lâmpadas inteligentes

Apesar de durarem muito mais do que as lâmpadas tradicionais, os LEDs ainda produzem algum calor. É essencial garantir uma boa ventilação à volta da lâmpada. Isto se estiver frequentemente quente ao toque, talvez seja melhor colocá-la numa luminária mais aberta ou num local com melhor circulação de ar. Ambientes muito frios também podem afetar o desempenho a longo prazo.

Outro conselho importante: evita combinar lâmpadas LED com lâmpadas incandescentes no mesmo candeeiro. O calor gerado pelas incandescentes pode prejudicar os componentes eletrónicos da lâmpada inteligente. Além disso, sempre que possível, desligue as luzes quando não estiverem a ser utilizadas. Mesmo sendo eficientes, esta prática contribui para prolongar a vida útil e reduzir o consumo de energia.

A maioria das lâmpadas inteligentes permite definir horários de funcionamento através da aplicação, o que significa que podes programá-las para acenderem e apagarem automaticamente. Por fim, certifique-se de que a instalação elétrica está a fornecer a voltagem adequada à lâmpada. Usar uma lâmpada de 12W num casquilho preparado para potências muito superiores pode causar danos. E se a sua lâmpada permitir ajuste de intensidade, usar menos do que 100% da luminosidade também pode ajudar a conservá-la por mais tempo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.
Html code here! Replace this with any non empty raw html code and that's it.
 
Share to...